Diretoras Macabras: a voz autêntica de Nia DaCosta no horror

De assistente de TV a roteiro escolhido no laboratório de Sundance, conheça mais sobre a carreira de Nia DaCosta, diretora de A Lenda de Candyman.

Podemos observar, nos últimos anos, um crescimento no reconhecimento de filmes de horror com realizadores e atores negros. Isso tudo foi possível a partir de uma luta constante para visibilidade na indústria do gênero. Mas ainda há um longo caminho a percorrer.

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Apesar da melhora, principalmente no cenário independente, temos uma falta de diretores e produtores negros no horror mainstream, que sejam levados a sério e tenham espaço no cinema de grande circulação. Isso fica evidente no livro Horror Noire, da Dra. Robin R. Means Coleman, lançado no Brasil pela DarkSide® Books, e no documentário de mesmo nome baseado no livro e produzido pelo serviço de streaming Shudder. Não somente a falta de representação deve ser cobrada como também a falta de pessoas não-brancas por trás desses projetos. 

Jordan Peele se tornou um dos grandes nomes dessa geração ao lançar seu filme Corra!, que trabalha diretamente a questão da raça. Como o próprio Peele diz, Corra! é um documentário. É muito próximo de uma realidade que a sociedade escolhe não ver, e tenta empurrar para baixo do tapete. Por sorte, alguns realizadores, como Peele, compreendem que já não é mais tempo de deixarmos essas histórias esquecidas. Precisamos trazer à superfície o preconceito e o horror que habita nas relações entre a população não branca e a população branca.

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Na busca de trazer mais vozes para fazer coro ao seu trabalho, Peele contratou Nia DaCosta para dirigir A Lenda de Candyman, filme com estreia prevista para o dia 05 de novembro. O filme, pensado como uma “sequência espiritual” da obra de 1992 dirigida por Bernard Rose e baseada no livro Candyman, de Clive Barker, também lançado no Brasil pela DarkSide® Books, conta com produção executiva de Peele e é protagonizado por Yahya Abdul-Mateen II, que esteve na série Watchmen, em Nós e em The Get Down

Nascida no Brooklyn, em Nova York, e criada no Harlem, DaCosta sempre quis ser escritora e pensou em seguir uma carreira como poeta, mas foi só após ler Coração das Trevas, de Joseph Conrad para uma aula na escola e assistir a adaptação Apocalypse Now, de 1979, que passou a se interessar pelo cinema. Foi então que começou a pesquisar obras do período, e foi influenciada por diretores como Sidney Lumet, Steven Spielberg e Francis Ford Coppola. Entretanto, foi por Martin Scorcese que DaCosta se tornou mais interessada. Quando ingressou na New York University Tisch School of the Arts e começou a trabalhar como assistente de TV, DaCosta se encontrou com sua grande inspiração. 

Após passar um tempo como assistente de TV, DaCosta escreveu o roteiro de Little Woods, que foi um dos 12 roteiros selecionados para o programa de Laboratório de Diretores e Roteiristas de Sundance. Com a ajuda de 72 apoiadores do Kickstarter, DaCosta financiou parte da produção de seu primeiro filme. 

Little Woods conta com Tessa Thompson e Lily James no elenco. No filme, que se passa em um território rural da Dakota do Norte, uma antiga traficante de drogas e sua irmã precisam encontrar uma forma rápida de conseguir dinheiro após a morte da mãe. DaCosta cita duas influências para a criação deste roteiro: Inverno da Alma, de 2010, dirigido por  Debra Granik e baseado no livro de Daniel Woodrell; e Rio Congelado, de 2008, dirigido por Courtney Hunt.

O filme foi gravado em 2017 e lançado no Tribeca Film Festival em abril de 2018, onde recebeu uma maioria de críticas positivas e foi adquirido pela Neon, uma produtora e distribuidora de filmes norte-americana, logo em seguida.

Também em 2018 foi anunciado que DaCosta assumiria a direção de A Lenda de Candyman. A ideia é retornar com a história para a mesma vizinhança em Chicago onde se passa o filme original, mas que agora está gentrificada.

DaCosta também dirigiu dois episódios da série britânica Top Boy, de 2019. Em 2009, escreveu e dirigiu um curta chamado The Black Girl Dies Last, uma brincadeira que fez com suas amigas durante o primeiro ano da faculdade. Mesmo como brincadeira, DaCosta já demonstrava se interessar por elementos de terror. 

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Desde então, a diretora tem tentando encontrar seu próprio tom ao dirigir filmes dentro do gênero, e até a construir suas habilidades para isso. Suas maiores influências para trabalhar com o terror são A Mosca, O Bebê de Rosemary e Jurassic Park. Em entrevista ao site i9, DaCosta comenta que somente agora, depois de muita prática e exercício e procura, ela tem começado a entender qual seria essa voz, mas também o porquê dela existir da forma que existe. 

Em uma conversa com o site Indiewire, DaCosta conta que não está com medo, mas está muito excitada com o futuro e com todas as oportunidades que tem aparecido e ainda podem aparecer para ela. 

“Eu só quero contar boas histórias que irão lançar uma luz em vidas que raramente são vistas em tela, porque histórias podem empurrar a humanidade para a frente. E então eu penso que a diversidade de histórias é realmente importante na sensibilização e para criar empatia. É através dessa mídia, dos filmes, que muitos de nós aprendemos a nos comunicar com o outro, especialmente com pessoas que não conhecemos.”

E o futuro de Nia DaCosta aguarda muitas histórias. Atualmente a diretora está trabalhando em um remake de Dormindo com o Inimigo para a Fox Searchlight, está desenvolvendo um thriller com o nome de Canary e trabalhando em uma versão de Persuasão, de Jane Austen, que se passa em clubes de jazz em 1920, no Soho, em Londres, com a BBC. Recentemente, também houveram rumores de que a cineasta seria responsável pela direção de Capitã Marvel 2. 3

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A Lenda de Candyman estreia dia 05 de novembro no Brasil. A DarkSide Books é a editora do livro Candyman no Brasil, acesse a Loja Oficial DarkSide para comprar o seu exemplar. Gostou de conhecer mais sobre a carreira de Nia DaCosta? Comente com a Macabra no Twitter e Instagram.

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Acordo cedo todos os dias para passar o café e regar minhas plantas na fazenda. Aprecio o lado obscuro da arte e renovo meus pactos diariamente ao assistir filmes de terror. MACABRA™ - FEAR IS NATURAL.