Esta casa está limpa: a franquia Poltergeist

Três filmes, um remake, uma novelização e muitos planos: a Macabra listou as obras que fazem parte do universo de Poltergeist.

Desde 1982, ver uma TV fora do ar causa nos fãs de terror uma emoção diferente. As lembranças logo vão até uma garotinha de cabelos loiros que, animada, conversa com o objeto, até tudo se transformar em um terrível pesadelo. Lançado no começo dos anos 1980, Poltergeist é um dos grandes filmes da história do terror. 

Seu sucesso gerou frutos. Ao longo da década, outros filmes foram feitos, e até mesmo novas tentativas de continuar com o legado de Poltergeist. A Macabra trouxe um breve guia para que você conheça todos os filmes da franquia Poltergeist.

Poltergeist: O Fenômeno

Poltergeist, 1982 // Certo dia, uma garotinha começa a ter uma estranha relação com a televisão fora do ar. Os chuviscos chamam sua atenção, e ela se torna cada vez mais próxima do aparelho. Sua família até acha as atitudes estranhas, mas não liga muito. Eles começam a se preocupar de verdade quando outros acontecimentos tomam conta da casa: coisas se movendo, barulhos, presenças, até o momento em que Carol Anne é levada e ninguém sabe bem o que aconteceu. Eles só terão um ao outro e a ajuda de um grupo de cientistas liderados por Tangina Barrons para recuperar a garotinha. 

Poltergeist fez parte de muitas infâncias da década de 1990. Adentrou a cultura pop de forma cada vez mais consistente, até se tornar um clássico. O filme foi protagonizado por JoBeth Williams, Craig T. Nelson, Oliver Robins, Heather O’Rourke e Zelda Rubinstein, que deram vida a esses personagens que marcaram nossas vidas. Dirigido por Tobe Hooper e produzido por Steven Spielberg, Poltergeist contou com os ingredientes certos para se tornar uma grande história: atores e personagens carismáticos; uma grande história, que une família, amor e uma boa dose de sustos; e duas mãos mais que competentes levando o projeto adiante.

LEIA+: ELES ESTÃO AQUI: CURIOSIDADES MACABRAS DE POLTERGEIST

Poltergeist II: O Outro Lado

Poltergeist II: The Other Side, 1986 // Depois dos terrores que viveram em Cuesta Verde, os Freeling resolveram se mudar. Ao irem morar com a mãe de Diane, eles acharam que poderiam recomeçar de alguma forma. Mas, quando um homem sinistro aparece em suas vidas e novamente fenômenos paranormais acontecem a sua volta, eles perceberão que os espíritos ainda não estão satisfeitos. Agora, Tangina terá que ajudá-los novamente a se manterem unidos. 

Dirigido por Brian Gibson, a sequência direta do filme de 1982 contou com vários atores da versão original: JoBeth Williams, Craig T. Nelson, Oliver Robins, Heather O’Rourke e Zelda Rubinstein retornam em seus papéis, além da adição de Will Sampson como Taylor, indígena que auxilia a proteção dos Freeling, e Julian Beck, no papel de Kane, antagonista do segundo e terceiro filme da franquia. Menos ambicioso e menos lembrado pelos fãs que o primeiro filme, Poltergeist II ainda assim é uma grande adição ao sobrenatural que envolve a família Freeling. 

Poltergeist III: O Capítulo Final

Poltergeist III, 1988 // Preocupados por não poderem proteger Carol Anne contra as garras de Kane e seus discípulos, os Freeling enviam a garotinha para viver com seus tios céticos, Bruce e Pat, em Chicago. Mas, mesmo com todas as tentativas para mantê-la em segurança, Kane consegue rastrear Carol Anne. Será que Tangina conseguirá ajudar a garotinha novamente?

Poltergeist III encerra a trilogia original de Poltergeist. Heather O’Rourke e Zelda Rubinstein retornam para seus papéis. Este, porém, seria o último papel de Heather, que faleceu em decorrência de uma doença antes do lançamento do filme. Seus tratamentos também a impediram de aparecer mais ao longo da história. Julia Beck, que interpreta Kane no segundo filme, faleceu antes de seu lançamento, e o personagem foi interpretado por Nathan Davis. Como os novos personagens, estão os atores Tom Skerritt, Nancy Allen e Lara Flynn Boyle.

Poltergeist: a novelização

LEIA+: CLIQUE AQUI PARA COMPRAR O LIVRO POLTERGEIST

O clássico dos anos 1980 também encontrou seu lugar nas páginas, para os leitores que gostam de explorar a fundo e expandir o que conhecem de seus filmes favoritos. Na novelização de Poltergeist, reencontramos os personagens que tanto amamos do filme de 1982, com detalhes adicionais das histórias de vários deles, momentos marcantes protagonizados por Tangina Barrons, um novo olhar sobre os espíritos que sequestraram Carol Anne e muito mais. Um livro para nenhum fã botar defeito.

Escrito por James Kahn, velho conhecido dos leitores da DarkSide por seu trabalho em Os Goonies, Poltergeist é uma nova imersão na história trágica e emocionante da família Freeling.

LEIA+: 5 MOTIVOS ESPECIAIS PARA LER POLTERGEIST

Poltergeist – O Fenômeno

Poltergeist, 2015 // A família Bowen tem passado por um período difícil, então resolvem se mudar para o subúrbio. Lá, Eric e Amy, os pais, descobrem que a casa onde estão morando era um antigo cemitério, mas que os corpos foram mudados de lugar antes das construções. Mas as coisas não parecem tão normais assim: enquanto estão fora, seus filhos acabam passando por situações sinistras na casa. Tudo culmina no desaparecimento de Madison, a mais nova. Agora, os Bowen precisarão de ajuda para encontrar a garotinha.

Remake do filme de 1982 dirigido por Gil Kenan, o filme teve produção de Sam Raimi e Rob Tapert, sendo protagonizado por Sam Rockwell e Rosemarie DeWitt. Apesar dos nomes de peso da produção, o filme acabou não caindo nas graças do público. 

Sequências e reboots

Muitos poltergeists não viram a luz do dia. Pensando em Poltergeist como um dos grandes clássicos dos anos 1980, se compararmos com outros grandes filmes do período, o longa teve menos sequências e remakes do que aqueles que foram lançados com ele.

Não foi por falta de tentativas. Vários rumores surgiram ao longo dos anos 1990 de que teríamos novos filmes seguindo a cronologia da franquia. Um desses filmes, que seria o quarto filme na franquia, seria um prequel contando a história do antagonista Reverendo Kane, antes dos acontecimentos de Poltergeist II e III. Outra possibilidade, surgida nos fóruns da internet já nos anos 2000, seria de que o quarto filme iria focar em Steve Freeling, mas também nada foi confirmado. Um terceiro rumor seria o filme Poltergeist: In The Shadows, com roteiro de Michael Grais, que foi roteirista nos dois primeiros filmes. Mas essa sequência também não foi desenvolvida.

O rumor mais forte foi o de uma possível série de 90 episódios, que seria financiada pela MGM e seria intitulada Poltergeist: The Series. O tempo foi passando, e a série nunca viu a luz do dia.

No lugar dela, houve uma outra série intitulada Poltergeist: The Legacy, que ficou no ar entre os anos 1996 e 1999, com 4 temporadas e 88 episódios. Apesar do nome, a ligação entre ambos é motivo de discussão ainda hoje. Alguns creem que o conceito do Grupo Legacy — um grupo que rastreia atividades e objetos paranormais e tentam deter esses fenômenos — veio da franquia original, outros creem que o nome Poltergeist foi somente emprestado. 

Em 2019, houve um anúncio de que os Irmão Russo estariam interessados e encaminhando um novo filme de Poltergeist, mas não se sabe muito sobre isso. Ainda hoje, em 2023, é difícil encontrarmos atualizações sobre o assunto.

*

Poltergeist, a novelização do clássico dos anos 1980, já está em pré-venda na Loja Oficial da DarkSide Books. E você, já assistiu todos os filmes da franquia? Comente com a Macabra no Twitter e Instagram.

Compartilhe:
pin it
Publicado por

Acordo cedo todos os dias para passar o café e regar minhas plantas na fazenda. Aprecio o lado obscuro da arte e renovo meus pactos diariamente ao assistir filmes de terror. MACABRA™ - FEAR IS NATURAL.