Gremlins: Curiosidades sobre o seu clássico de Natal favorito

O clássico dos anos 1980 tem muita dedicação, criatividade e cenas macabras em sua história. Conheça algumas curiosidades da produção.

Não os deixe sob a luz forte. Evite ao máximo o contato com a água. E jamais, nunca, nunca mesmo, os alimente depois da meia-noite. Gremlins, clássico dos anos 1980 dirigido por Joe Dante, é um daqueles filmes de terror que a gente vê como se tivesse sido lançado ontem.

No filme, Randall Peltzer (Hoyt Axton) é um inventor com alguns objetos que nunca funcionam direito, Em uma viagem a trabalho, ele busca um presente de Natal para seu filho, o jovem Billy (Zach Galligan), um garoto esforçado e tranquilo. Ao chegar no bairro chinês. Randall encontra uma portinha que esconde muitos objetos antigos e interessantes, mas o que chama sua atenção é um bichinho peludo chamado Gizmo, um gremlin. Randall o compra e leva para casa.

Gizmo acaba se mostrando carinhoso com todos, até com o cachorro da família. Mas três regras o acompanham: a luz forte deve ser evitada, não pode entrar em contato com a água, e jamais deve ser alimentado depois da meia-noite. Depois que Billy acaba, acidentalmente, molhando Gizmo e criado vários outros gremlins, o resto vem como consequência. Logo a cidade está tomada desses monstrinhos. 

Além da direção de Joe Dante, que dois anos antes havia dirigido Grito de Horror e se tornaria um dos diretores mais lembrados entre os fãs de terror dos anos 1980, e a produção executiva de Steven Spielberg, o elenco ainda contou com Phoebe Cates, no papel de Kate, interesse romântico de Billy; Frances Lee McCain no papel de Lynn, mãe de Billy; e Corey Feldman, ídolo dos anos 1980 que fez Os Goonies e Garotos Perdidos, como Pete, amigo de Billy. 

Listamos alguns curiosidades deste filme que conquistou os corações do fãs de terror.

A criação

Chris Columbus, roteirista de Gremlins, não escreveu a história tendo em mente que, algum dia, ela seria gravada. Ele escreveu mais como um roteiro especulativo que, por vias do destino, acabou nas mãos de Steven Spielberg. Para o cineasta, era uma das coisas mais originais que ele tinha visto nos últimos anos. 

E, apesar de ser um filme já bastante aterrorizante em alguns momentos (apesar de extremamente fofo), ele teria um tom ainda mais macabro. Em determinadas partes do roteiro de Columbus, os gremlins monstruosos e transformados tocavam o terror de verdade: o pobre cachorro seria devorado e a mãe de Billy não sobreviveria até o final, tendo sua cabeça decepada e jogada do alto da escada. Dante, Spielberg e a Warner Bros. decidiram que era melhor manter o gore sob controle, e fazer algo para a família.

Ainda assim, não parecia apropriado para alguns pais que suas crianças assistissem a esse filme. De certa forma, Gremlins ajudou a criar a classificação PG-13 da Motion Picture Association (MPAA). Após as reclamações de pais com Gremlins, e principalmente com Indiana Jones e o Templo da Perdição, ambos com as mãos de Spielberg por trás, ele sugeriu a criação de uma nova classificação, para maiores de 13 anos. 

O Fantástico Mundo de Gizmo

Apesar de não haver muitos diálogos para os gremlins ao longo do filme, Gizmo fala algumas palavras — e nos deixa com o coração apertado em sua despedida de Billy. Quem cedeu a voz ao nosso monstrinho favorito foi Howie Mandel. Mandel é ator, comediante, roteirista e ninguém menos que o criador do desenho infantil O Fantástico Mundo de Bobby

Quem deu a sugestão de chamá-lo foi o dublador de Stripe, Frank Welker, a voz de Fred Jones em Scooby-Doo, de Uni, de Caverna do Dragão, e de Abu, em Aladdin, nos originais em inglês. 

Entretanto, quem cantou a musiquinha de Gizmo foi uma garotinha de 13 anos, membro da sinagoga de Jerry Goldsmith, autor da música e quem contratou a jovem.

Os Efeitos Especiais

Todos os gremlins são reais. Tá, tudo bem, não são exatamente reais — eles não vivem em uma floresta na Ásia. Mas todos eles foram construídos especialmente para o filme. Os monstrinhos que vemos ao longo de Gremlins foram todos feitos a partir de animatrônicos. Na época, sem o CGI, uma das outras opções seria um stop motion no melhor estilo Ray Harryhausen, o que daria um trabalhão. A segurança era redobrada no estúdio, para garantir que todos os gremlins estivessem belos e prontos em seus momentos de estrelas. Todos que saíam do local precisavam passar por uma revista.

Chris Walas era o responsável por criar os efeitos das criaturinhas, e foi ele quem criou o efeito maravilhoso dos gremlins saindo das costas de Gizmo quando molhado: balões! Ele também usou balões para os efeitos do gremlin explodindo dentro do micro-ondas.

As “polêmicas” com Phoebe Cates

Cates, que interpreta o par romântico de Billy e a protagonista feminina, sofreu uma série de quase cortes ao longo da produção. Todos eles, na verdade, não tinham a ver com seu nível de profissionalismo, mas com assuntos externos. A começar que, anos antes, em 1982, Cates esteve em Picardias Estudantis, e fez uma cena de topless. O estúdio estava preocupado em colocá-la em papel de destaque em um filme que, teoricamente, seria mais familiar. Mas Cates se manteve no papel, e foi graças a ela que Galligan foi escalado como Billy. Ao menos dois outros astros juvenis de sucesso do período, Emilio Estevez e Judd Nelson, estavam em contato para viverem o protagonista, mas Spielberg, após perceber a química entre Cates e Galligan, votou pelo jovem para Billy.

Em seguida, uma das maiores cenas de Cates quase foi cortada na edição final. Seu monólogo contando o motivo de odiar o Natal, de como seu pai havia sofrido um acidente vestido de Papai Noel e falecido na chaminé de sua casa, sendo descoberto dias depois, parecia grotesca demais para o filme. Mas Dante manteve sua opinião, mesmo com a Warner Bros. e Spielberg sendo contra, e a cena permaneceu. Dois pontos para Cates!

Os gremlins na aviação

Apesar de Columbus ter escrito Gremlins depois de passar por um problema sinistro com ratos em sua casa, os gremlins originalmente surgiram alguns anos antes, no início do século XX.

Criaturas monstruosas e muito danadas, os gremlins são monstrinhos folclóricos que, dizem, provocam acidentes de mau funcionamento em aviões em missões. Alguns afirmam que essas histórias surgiram na década de 1910, ainda na Primeira Guerra Mundial, apesar de não haver nenhuma comprovação. Mas, desde 1920, os gremlins são avistados por aí, sempre pregando alguma peça (ou arrancando alguma peça) em aeronaves. 

Ao longo do filme, tanto Murray Futterman (Dick Miller) quanto Rand Peltzer contam a história de como os gremlins podem destruir uma porção de maquinários por aí.

*

Gostou das curiosidades? Comente este post com a Macabra no Twitter e Instagram.

Compartilhe:
pin it
Publicado por

Acordo cedo todos os dias para passar o café e regar minhas plantas na fazenda. Aprecio o lado obscuro da arte e renovo meus pactos diariamente ao assistir filmes de terror. MACABRA™ - FEAR IS NATURAL.