Jack Finney: fôlego constante para histórias inteligentes

O autor de Invasores de Corpos fez sua carreira na ficção científica e suspense. Saiba mais sobre Jack Finney.

Jack Finney é aquela pessoa que poderia ter sido alguém totalmente diferente, mas ele estava destinado a ser um dos grandes nomes da literatura de ficção científica. Rebatizado aos 3 anos de idade como Walter Braden Finney para homenagear seu pai que havia morrido naquele ano, o nome simplesmente nunca “colou” e ele continuou a ser chamado de Jack — um apelido para seu primeiro nome, John.

LEIA+: MACABRA E DARKSIDE ANUNCIAM INVASORES DE CORPOS

Finney também poderia ter se tornado um mad men, um daqueles frenéticos publicitários da Nova York da metade do século 20, mas o autor simplesmente não estava destinado a isso. Formado em Illinois, ele chegou a trabalhar como redator em uma agência da Big Apple, mas na década de 1950, com seus 40 e poucos anos, decidiu se mudar com a esposa e filhos para a Califórnia, onde se dedicou à escrita. 

A carreira literária de Jack Finney

Enquanto ainda estava trabalhando com publicidade, Jack Finney já fez suas primeiras experiências com literatura de ficção. Em 1946 uma de suas histórias, O andar da viúva, ganhou um concurso de uma revista de suspense. Oito anos depois, já com mais tempo dedicado à literatura, ele publicou seu primeiro livro, 5 Against the House, que foi adaptado para o cinema em 1955 com o nome No Mau Caminho.

Apesar do sucesso inicial, seu segundo livro, publicado em 1955, conseguiu superar a aclamação do primeiro: Invasores de Corpos se tornou um clássico da ficção científica que rende adaptações para o cinema até os dias de hoje, além de ter influenciado uma série de outras produções do gênero. O livro foi lançado no Brasil pela DarkSide® Books pelo selo Macabra.

Um dos motivos para Invasores de Corpos ter se tornado uma obra tão importante e atemporal é a mensagem que carrega e o retrato da época em que foi lançado. Mais do que uma fantasiosa história sobre alienígenas, a trama de Finney captou toda a paranoia dos Estados Unidos durante o período da Guerra Fria.

O sucesso de suas histórias continuou nos anos seguintes. Seu livro Assalto a um Transatlântico, publicado em 1959, virou filme em 1966 com roteiro de Rod Serling e estrelando ninguém menos do que Frank Sinatra.

LEIA+: MARTE ATACA: 13 FILMES MACABROS E DIVERTIDOS COM ALIENÍGENAS

Os anos não fizeram com que Jack Finney perdesse o fôlego para histórias inteligentes. Uma de suas obras mais importantes foi publicada em 1970, Time and Again. A trama envolve viagem no tempo para o passado por um publicitário de Nova York que é recrutado para um serviço secreto do governo. O livro alcançou notoriedade pela descrição detalhada de Finney sobre a vida na cidade e pelas ilustrações da publicação, que retratavam com grande fidelidade a cidade naquele período. 

Com mais de 60 anos de idade, o autor deu uma desacelerada na produção e, depois de Time and Again, publicou apenas mais três livros: dois ainda na década de 1970 e sua última obra, From time to time, uma continuação de Time and Again publicada em 1995. Finney veio a falecer de problemas pulmonares naquele mesmo ano.

Ao longo de sua carreira, Jack Finney publicou dez livros, cinco coletâneas, inúmeros contos e duas peças.

Filmes adaptados da obra de Jack Finney

A obra do escritor se mantém relevante graças às adaptações de seus livros para o cinema. Desde 1955 livros e contos do autor viraram longas, curtas, telefilmes e episódios de séries. Confira a seguir todos os créditos de Finney no audiovisual:

1952: Rebound (série de TV) – episódio It wouldn’t be fair

1955: Science Fiction Theatre (série de TV) – episódio Time is just a place

1955: No mau caminho (filme)

1956: Vampiros de almas (filme)

1957: A Casa dos Homens Marcados (filme)

1958: Goodyear Theatre (série de TV) – episódio Points Beyond

1962: Alcoa Premiere (série de TV) – episódio All my clients are innocent

1964: Um Amor de Vizinho (filme)

1966: Assalto a um Transatlântico (filme)

1977: Trilogia Macabra (minissérie) – segmento Second Chance

1978: Invasores de Corpos (filme)

1985: Maxie (filme)

1987: Histórias Maravilhosas (série de TV) – episódio Such interesting neighbors

1993: Os Invasores de Corpos: A Invasão Continua (filme)

1998: A Carta Anônima (telefilme)

2007: Invasores (filme)

2008: Escape to Verna (curta-metragem)

*

A pré-venda de Invasores de Corpos já está rolando na Loja Oficial DarkSide Books até 12 de novembro e vem acompanhada de um caderno exclusivo. Se você curtiu a novidade macabra, compartilhe com seus amigos no Twitter Instagram.

Compartilhe:
pin it
Publicado por

Renunciei à vida mundana para me dedicar às artes da trevas. No meu cálice nunca falta vinho ungido e protejo minha casa com gatos que afastam os espíritos traiçoeiros. MACABRA™ - FEAR IS NATURAL.