Qual o seu filme de terror favorito? É uma pergunta difícil para qualquer fã do gênero. Mas, e se redirecionarmos a questão e perguntarmos: Qual o seu filme de terror favorito que é dirigido por uma mulher?
Muitos alegam não olhar para o gênero de quem está dirigindo os filmes que assistem, mas isso já não cola mais. Em uma realidade em que a discrepância entre oportunidades de diretores homens e mulheres é tão grande — em 2020, por exemplo, mulheres, no geral, dirigiram 16% dos 100 filmes de maior bilheteria do ano —, é importante que estejamos atentos sempre ao que estamos consumindo.
LEIA+: ATRÁS DAS CÂMERAS: MULHERES QUE TRANSFORMARAM OS FILMES DE TERROR
No mês da mulher, o CCBB será palco da mostra Mestras do Macabro: As Cineastas do Horror ao Redor do Mundo, com curadoria de Beatriz Saldanha, uma oportunidade de levar ao público filmes que, muitas vezes, são de difícil acesso, e aumentar, assim, o repertório dos espectadores e fãs do gênero de filmes dirigidos por mulheres.

Na mostra, filmes já considerados clássicos como Cemitério Maldito e Psicopata Americano são exibidos ao lado de filmes pouco conhecidos pelo público geral, como Vingança Macabra (The Oracle, 1985) e Segredos Evidentes (Youling Renjian, 2001). Além disso, filmes brasileiros como A Sombra do Pai, Sinfonia da Necrópole e Medusa também estão na programação.
No release da mostra, Beatriz conta um pouco quais foram seus critérios de seleção das obras: “Fiz questão de começar a mostra pelas cineastas do cinema de exploração, como Stephanie Rothman, Roberta Findlay e Amy Jones. Também propomos um passeio pelo ‘cinema de autoras’, com filmes super singulares de cineastas como Věra Chytilová, Kei Fujiwara, Karen Arthur, Ann Hui e Claire Denis. A partir dos anos 2000, nós temos alguns filmes que são mais conhecidos do público, considerados como novos clássicos, como Psicopata Americano, Garota Infernal, O Babadook, entre outros. Do meu ponto de vista são títulos que não poderiam ficar de fora por serem muito representativos de um período em que o horror começou a ser reivindicado para as mulheres pela comunidade acadêmica, pela crítica especializada e, sobretudo, pelas fãs do gênero”.

LEIA+: SCARY SISTAS: AS MULHERES NEGRAS NOS FILMES DE TERROR
Além das exibições gratuitas dos filmes, as três cidades receberão um curso de três dias ministrado pela curadora Beatriz Saldanha e debates com cineastas e especialistas no gênero.
No Rio de Janeiro e em Belo Horizonte a mostra já começou. Em São Paulo, está programada para começar no dia 20 de março. Confira as informações abaixo:
Rio de Janeiro: 07/03 a 14/04 | Programação completa
Belo Horizonte: 12/03 a 24/03 | Programação completa
São Paulo: 20/03 a 21/04 | Programação completa
No segundo semestre, a mostra parte para Brasília.
*
E você, qual filme da programação da mostra você gostaria de assistir na telona? Comente com a gente no Instagram e em suas redes sociais.