Um grimório com a capa feita de pele humana e escrito em sangue, capaz de enlouquecer qualquer um que tenha o desprazer de lê-lo. Em suas páginas é possível encontrar encantamentos para trazer de volta os mortos, invocar presenças sobrenaturais, feitiços capazes de abrir portais para antigas e perdidas civilizações, bem como para outras dimensões.
O Necronomicon é um livro criado por H.P. Lovecraft e sua primeira aparição é no conto “O Cão de Caça”, escrito em 1922 e publicado somente em 1924. O livro, escrito pelo árabe Abdul Alhazred por volta de 730 d.C., tem um poder estranho e sinistro. No conto, entretanto, ele é só mencionado. É ao longo das obras, curtas e longas, que Lovecraft começa a delinear e delimitar o que o livro faz e como ele é.
LEIA+: MORTE MACABRA: H. P. LOVECRAFT E SEU DIÁRIO DA MORTE
Mas o sucesso dessa criação foi tanto que ele se tornou uma figura carimbada na ficção de horror do século XX. Vários dos escritores que liam e admiravam Lovecraft passaram a mencionar o livro fictício em suas próprias criações, e também a criar livros semelhantes para suas histórias. August Derleth, Clark Ashton Smith, Robert E. Howard e Robert E. Howard são alguns dos nomes que seguiram os passos de Lovecraft.
A ideia do Necronomicon como um livro real foi tão bem difundida entre os leitores das revistas pulp, como a Weird Tales, que costumava publicar terrores sobrenaturais e de ficção científica, que muitos realmente acreditaram se tratar de um livro que existia e era amaldiçoado. Lovecraft recebia cartas que questionavam a existência e localização do livro, e precisava explicar, de forma recorrente, que era uma invenção sua. Uma das inspirações para o Necronomicon são os “Livros dos Mortos” que existiram em sociedades no Egito e no Tibete, o que ajudou ainda mais a criar uma falsa ideia de que ele poderia existir e ter se perdido.
Escavações e objetos antigos têm chamado a atenção dos leitores e dos curiosos desde o século XIX. Em 1922, é importante se lembrar, também foi descoberta a tumba do faraó Tutancâmon, e muitos olhares estavam voltados para as incríveis descobertas que poderiam surgir. Então, a ficção que surge a partir dessas curiosidades, desses acontecimentos, também atraiu uma série de fãs.
Mesmo afirmando que o livro não existia, isso não evitou que produtos surgissem utilizando o nome de Necronomicon. Uma das edições mais conhecidas e uma das primeiras do falso livro é a da The Magickal Childe, loja de ocultismo famosa de Nova York, publicada em 1977. A versão, escrita por um misterioso homem chamado Simon, contém uma série de feitiços pseudo-sumérios e rituais da Goetia. Muitos surgiram depois desse, como o Necronomicon de George Hay, de 1978.
Em 1977 também é lançada uma coleção de trabalhos de H.R. Giger, intitulada Necronomicon. O trabalho de Giger foi amplamente influenciado por Lovecraft. Mas, apesar da homenagem, a coletânea não tem maiores ligações com o falso livro proibido.
5 filmes com referência ao Necronomicon
Mas, assim como as outras obras de Lovecraft que quebraram as barreiras das páginas e avançaram para outras mídias, o Necronomicon também alcançou novo público ao ser inserido em diversos jogos, quadrinhos, outros livros e, claro, em filmes. Listamos cinco filmes macabros com o Necronomicon — seja ele destaque ou detalhe.
LEIA+: 13 FILMES ADAPTADOS DO UNIVERSO MACABRO DE H.P. LOVECRAFT
Uma Noite Alucinante: A Morte do Demônio
The Evil Dead, 1981 // A querida e famosa série de filmes criada por Sam Raimi, à primeira vista, pode até parecer não ter tanta ligação assim com o universo de Lovecraft, mas se você conhece a história sabe o porquê o filme se encontra nessa lista. Ao visitarem uma cabana isolada, um grupo de amigos encontra um estranho livro, e tudo passa a dar errado quando ele é aberto e algumas de suas páginas são lidas. O livro, chamado então de Necronomicon Ex Mortis, seria utilizado nos outros filmes da franquia, com destaque em Uma Noite Alucinante 3.
LEIA+: 9 CURIOSIDADES MACABRAS SOBRE EVIL DEAD
Jason vai para o Inferno: A Última Sexta-Feira
Jason Goes to Hell: The Final Friday, 1993 // O design do Necronomicon na série de filmes Evil Dead ainda seria reaproveitado em outras obras, como no nono filme da franquia Sexta-Feira 13. Jason, depois de morrer e sumir tantas vezes, acaba sendo trazido de volta com o Necronomicon, com aquele seu jeitinho que já conhecemos: com sede de vingança.
O Segredo da Cabana
Cabin in the Woods, 2011 // O Segredo da Cabana é um filme divertido, que subverte uma série de filmes slasher, então muitos elementos estão presentes no longa. A ligação de O Segredo da Cabana é mais profunda com Uma Noite Alucinante, com seus deadites sendo mencionados e podendo ser invocados através de uma fita — os deadites, no caso, são os demônios sumonados pelo Necronomicon. Há também um diário capaz de trazer de volta à vida uma família amaldiçoada. O livro não é mencionado diretamente, mas as referências estão presentes.
Feitiço Mortal
Cast a Deadly Spell, 1991 // Nos anos 1940 em um mundo em que todos usam magia para qualquer coisa, o único que se mantém longe disso é o Detetive Harry Philip Lovecraft — isso mesmo que você leu. Um dia, Lovecraft é contratado por um homem muito rico para encontrar um livro roubado. Exatamente, o livro é o Necronomicon. Feitiço Mortal é um filme para TV dirigido por Martin Campbell, que une elementos das histórias de Lovecraft em um universo alternativo.
Necronomicon — O Livro Proibido dos Mortos
Necronomicon, 1994 // O filme, em formato antológico, possui segmentos com histórias baseadas em “Os Ratos nas Paredes” (dirigido por Christophe Gans), “Ar Frio” (dirigido por Shusuke Kaneko) e “Um Sussurro nas Trevas” (dirigido por Brian Yuzna, produtor de A Hora dos Mortos-Vivos). No papel principal temos Jeffrey Combs, interpretando o próprio Lovecraft. Combs esteve também nos filmes Re-Animator: A Hora dos Mortos-Vivos e Do Além, ambos com direção de Stuart Gordon.
*
Gostou de saber um pouco mais sobre o Necronomicon? Conheça mais curiosidades sobre os filmes de terror na tag Curiosidades. Comente com a Macabra no Twitter e no Instagram.