James Wan é uma figurinha carimbada entre os fãs de terror. Diretor grandes sucessos do gênero como Jogos Mortais (2004), Gritos Mortais (2007), Sobrenatural (2010), Invocação do Mal (2013) e Maligno (2021), ele também é produtor na Atomic Monster, que se fundiu com a Blumhouse em janeiro deste ano.
LEIA+: 13 FILMES DE HORROR COM VAMPIROS POUCO CONVENCIONAIS
Aproveitando o lançamento de A Hora do Vampiro na HBO Max, que aconteceu no começo de outubro, a Atomic Monster soltou uma lista no Instagram com os quinze filmes favoritos de vampiros do produtor. Passeando por diversos subgêneros, Wan vai dos filmes mais clássicos a algumas pérolas escondidas do cinema de terror.
A Macabra traz a lista para você conferir e assistir àqueles que ainda não viu.
Drácula de Bram Stoker
Bram Stoker’s Dracula, 1992 // Um dos maiores clássicos modernos dessas criaturas, Drácula de Bram Stoker foi dirigido por Francis Ford Coppola e logo se tornou uma inspiração para os filmes que se seguiram a ele. No filme, que apresenta algumas liberdades de roteiro de sua obra original, o livro de mesmo nome escrito por Bram Stoker, acompanhamos Jonathan Harker (Keanu Reeves) e sua ida até a Transilvânia, bem como a luta dos intrépidos cavalheiros que tentam livrar a Inglaterra do mal do Conde Drácula (Gary Oldman).
Pânico e Morte na Cidade
The Night Stalker, 1972 // Kolchak é um clássico personagem de literatura pulp, que apareceu pela primeira vez no livro de mesmo nome, The Night Stalker, escrito por Jeffrey Grant Rice. O filme Pânico e Morte na Cidade, com roteiro adaptado por Richard Matheson e direção de John Llewellyn Moxey, serve como piloto para a série de sucesso Kolchak e os demônios da noite, que ficou no ar entre 1974 e 1975. No filme, Kolchak persegue um serial killer que, na verdade, é um vampiro.
Capitão Kronos, O Caçador de Vampiros
Captain Kronos: Vampire Hunter, 1974 // Filme bastante obscuro dos anos 1970, Capitão Kronos segue a história do mestre espadachim Kronos (Horst Janson), que chega a uma pequena vila onde as mulheres estão perdendo a força vital e aparentando muito mais idade do que tem ao se encontrarem com um vampiro. O filme foi escrito e dirigido por Brian Clemens, mais conhecido por seu trabalho como produtor da série Os Vingadores (1961–1969) — sem ligação com os heróis da Marvel.
O Circo dos Vampiros
Vampire Circus, 1974 // Século XIX. Uma praga tem devastado o país. Uma vila, que está isolada e em quarentena, acaba recebendo a visita de uma estranha trupe circense. Mas o que poderia ser uma distração acaba se tornando um pesadelo quando as crianças do local começam a desaparecer e segredos do passado vêm à tona. Dirigido por Robert Young, é outra das pérolas escondidas e pouco faladas recomendadas por James Wan.
Atração Mortal
Vampire Lovers, 1970 // Levemente inspirado em Carmilla, de Sheridan Le Fanu, e dirigido por Roy Ward Baker, o filme acompanha uma condessa que, ao viajar para se encontrar com um amigo doente, pede a um general que sua filha seja hospedada na casa dele. Logo que a jovem chega, pessoas da vila começam a morrer e a jovem filha do general se torna pálida e enferma. O filme conta com Ingrid Pitt e Peter Cushing no elenco.
O Vampiro da Noite
Horror of Dracula, 1958 // Clássico da Hammer e uma das adaptações mais famosas do livro de Bram Stoker, O Vampiro da Noite conta com Peter Cushing e sir Christopher Lee no elenco. Na história, Jonathan Harker tenta matar o Conde em seu castelo na Transilvânia, mas acaba se tornando uma de suas vítimas. Drácula então parte para a Inglaterra, para buscar vingança, e a única pessoa que pode defender os familiares de Harker é Van Helsing.
Os Vampiros de Salem
Salem’s Lot, 1979 // Primeira adaptação do livro Salem’s Lot de Stephen King — e segunda adaptação de um livro do autor —, Os Vampiros de Salem foi lançada como uma minissérie de TV em dois episódios, dirigidos por Tobe Hooper. Na história, o escritor Ben Mears (David Soul) retorna a Salem’s Lot para encontrar inspiração para seu novo livro, e acaba envolvido em uma trama aterrorizante que pode dizimar a população da cidade.
Drácula
Dracula, 1931 // Primeira adaptação oficial do livro de Bram Stoker em longa-metragem para os cinemas, Drácula, da Universal, dirigido por Tod Browning, foi, também, o primeiro filme a levar a alcunha de “filme de terror”. Na história, Renfield parte para a Transilvânia para fazer negócios com o Conde, mas acaba preso. Drácula para a Inglaterra, então, onde se encontra com Lucy e Mina, pronto para transformar ambas as moças em suas vítimas.
LEIA+: DRÁCULA AO LONGO DAS DÉCADAS: UMA CRONOLOGIA IMORTAL
Nosferatu
Nosferatu, 1922 // Dirigido por F.W. Murnau, Nosferatu foi a primeira adaptação não oficial de Drácula de Bram Stoker. O filme conta mais ou menos a mesma história que já conhecemos: um vampiro do Leste Europeu que busca fazer o máximo de vítimas que pode. A diferença, aqui, é que os nomes dos personagens precisaram ser alterados devido aos direitos autorais. Drácula, então, passa a se chamar Orlok, por exemplo.
Entrevista com o Vampiro
Interview with the Vampire, 1994 // Adaptação do clássico moderno de Anne Rice, Entrevista com o Vampiro foi dirigido por Neil Jordan, com um elenco estelar: Brad Pitt, Tom Cruise, Antonio Banderas e uma Kirsten Dunst bem jovenzinha. No filme, Louis (Pitt) é seduzido e transformado pelo vampiro Lestat (Cruise), que se mostra muito mais perigoso do que Louis pensava.
Quando Chega a Escuridão
Near Dark, 1987 // Dirigido por Kathryn Bigelow, acompanhamos Caleb (Adrian Pasdar), filho de um fazendeiro de uma cidadezinha, que se une a um grupo de vampiros após der mordido por uma jovem. Quando ele percebe que os vampiros são muito mais cruéis do que imaginava, pode ser tarde demais para voltar atrás. Quando Chega a Escuridão adquiriu ares cults desde seu lançamento, e é um dos grandes filmes de vampiros do período.
A Hora do Espanto
Fright Night, 1985 // Filme de comédia de terror dos anos 1980 escrito e dirigido por Tom Holland, em A Hora do Espanto acompanhamos Charley (William Ragsdale), um jovem sem muitos atrativos e viciado em filmes de terror, que logo percebe que seu novo vizinho é um vampiro. A única pessoa a quem ele pode recorrer é Peter Vincent (Roddy McDowall), apresentador de uma sessão de filmes tarde da noite na TV.
Blade: O Caçador de Vampiros
Blade, 1998 // Inspirado nos quadrinhos da Marvel, com direção de Stephen Norrington e roteiro de David S. Goyer, Blade é um filme clássico dos anos 1990 e muitos dos filmes de vampiros que vieram depois dele lhes devem algumas influências. Blade (Wesley Snipes) é meio-humano e meio-vampiro, então ele habita ambos os mundos — mas caça as criaturas das trevas, tentando proteger os seres humanos que estão em risco.
Bloodstone: A Maldição Continua
Bloodstone: Subspecies II, 1993 // Subspecies é uma franquia de terror não muito lembrada que teve seu primeiro filme lançado em 1991 e seu último filme, até o momento, em 2023 — todos eles, importante dizer, dirigidos pela mesma pessoa: Ted Nicolaou. No segundo filme, um grupo de assassinos de vampiros partem para a Transilvânia, acompanhados de um acadêmico e sua irmã, para caçar um vampiro perigoso.
O Planeta dos Vampiros
Planet of the Vampires, 1965 // Dirigido por Mario Bava, acompanhamos a história de um time de exploradores espaciais que começam a desconfiar uns dos outros, afetados pela estranha influência do planeta em que pousaram e seus sinistros habitantes. O filme conta com a brasileira Norma Bengell no elenco.
LEIA+: AS VAMPIRAS MAIS BRABAS DO TERROR
A Hora do Vampiro: a nova adaptação de Stephen King
Apesar de ainda não ter dirigido nenhum filme de vampiros, Wan esteve na produção de um recentemente. Produzido pela Atomic Monster e James Wan, a nova adaptação de Salem’s Lot estava prevista para ser lançada há, pelo menos, três anos. Após uma sucessão de atrasos e depois de ser lançada diretamente para streaming, parece que a produção não agradou muito aos fãs do autor.
O filme foi lançado diretamente no catálogo da HBO Max. Confira abaixo o trailer.
*
E você, quais seus filmes de vampiros favoritos? Comente com a gente no Instagram e em suas redes sociais.