Teorias da conspiração que inspiraram filmes de Terror e Ficção Científica

Entre projetos secretos do governo, navios de guerra invisíveis e alienígenas vivendo na Terra, listamos seis teorias de conspiração macabras e filmes que elas inspiraram.

A internet está cheia de teorias da conspiração. Na maioria das vezes elas são perigosas, fazem com que dúvidas que não deveriam existir se infiltrem em determinados grupos e transformam descobertas científicas que levaram anos para serem pesquisadas em suposições. A terra é plana, vacinas são ruins, doenças são criadas em laboratórios… essas teorias percorrem fóruns e internautas compartilham suas opiniões ignorando os aspectos reais e comprovados cientificamente desses casos.

LEIA+: 13 MACABRAS CRIATURAS DA CRIPTOZOOLOGIA

Mas a internet não foi o primeiro lugar a reverberar teorias de conspiração. Elas estão aí há décadas. Filmes e livros já utilizaram de diversas teorias criadas por negacionistas ou cidadãos de pouca fé para criarem suas narrativas. Não ajuda nada que tantos governos guardem segredos e, vez ou outra, contribuam para que esses boatos surjam. E, mesmo que nunca comprovadas, essas teorias circularam entre várias camadas da sociedade.

Listamos seis teorias da conspiração que inspiraram obras de ficção científica e terror.

O Projeto Filadélfia

USS Eldridge

E se, durante guerras e combates entre países, tivéssemos o poder de deixar um navio invisível? O que teria acontecido? Pois acreditem que não foi por falta de tentativa. Durante a Segunda Guerra Mundial, um grupo de cientistas que trabalhava para a Marinha dos Estados Unidos teve essa ideia. De acordo com as histórias contadas sobre esse tão peculiar experimento, ele teria sido realizado em outubro de 1943, no navio USS Eldridge, atracado no Philadelphia Naval Yard.

E não pensem que para por aí: de acordo com a história, o experimento foi um sucesso! Através da teoria do campo unificado de Einstein, o Dr. Franklin Reno, que seria a grande mente por trás de tudo isso, teria conseguido fazer com que o navio não só ficasse invisível, como navegasse normalmente, e houve até a história de que teria conseguido teletransportar navio e tripulação por 320km em experimentos posteriores.

O problema é que a tripulação estava sofrendo muitos danos colaterais. Náuseas, traumas, a própria invisibilidade do navio passava para eles, combustão instantânea e, pior de tudo, dizem que alguns marinheiros foram encontrados incorporados ao próprio navio.

Muito dessa história se manteve viva através do livro The Philadelphia Experiment: Project Invisibility, de Charles Berlitz e Bill Moore, já que a Marinha dos EUA sempre negou que um experimento de qualquer tipo desse pudesse ter acontecido.

Um Passo para o Futuro, 1984

Uma história dessas renderia frutos, sem dúvida. O filme de 1984, Um Passo para o Futuro, dirigido por Stewart Raffill, conta exatamente essa história (com todas as suas liberdades, claro). O filme é estrelado por Michael Pare e Bobby Di Cicco, que fazem dois dos cientistas do possível projeto. O filme rendeu uma sequência em 1993, chamado Projeto Filadélfia II. Em 2012, o canal SYFY fez um remake do filme de 1984, dirigido por Paul Ziller.

Independente da qualidade desses filmes ou do quanto são conhecidos por aí, a lenda do navio invisível da marinha norte americana continua viva.

O Incidente de Roswell

Manchete sobre o Caso Roswell

É sempre fascinante a possibilidade de existência de vida em outros planetas. Nos Estados Unidos essa possibilidade parece ser ainda mais acreditada, graças a alguns acontecimentos durante o século XX. Em 8 de julho de 1947 o jornal Roswell Daily Record publicou uma reportagem afirmando que discos voadores haviam sido capturados em um rancho na região.

Se você assistiu alguns episódios de Arquivo X vai saber o que aconteceu: o governo negou, tentou abafar o caso, criou uma desculpa — dessa vez afirmando que o que tinha sido recuperado na verdade eram pedaços de um balão meteorológico. E, se você assistiu alguns episódios de Arquivo X, deve saber que não ficou por isso mesmo.

A partir daí muito foi dito sobre o governo esconder essas descobertas da população, aumentaram as histórias sobre a Área 51 no Novo México. Nos anos 1990 uma série de filmes, livros e séries surgiram para tratar desse assunto, tentando utilizar a ficção para preencher a lacuna da curiosidade.

Contatos Imediatos de Terceiro Grau, 1977

Muitos filmes foram feitos a partir do interesse nesse episódio da história norte-americana. Contatos Imediatos de Terceiro Grau, de Steven Spielberg, de 1977, é um dos melhores exemplos.

O filme O Voo do Navegador, de 1986, também foi inspirado parcialmente nesse episódio e em alguns outros, pois o que não falta nesse mundo é vontade e especulação de que exista vida em outro planeta.

Em 1994 um filme para TV foi feito, estrelado por Kyle MacLachlan (Twin Peaks), chamado O Caso Roswell, e acompanhava um major norte americano tentando descobrir a verdade sobre o acidente.

Alienígenas entre nós

MIB: Homens de Preto Internacional, 2019

Tudo bem, talvez exista vida fora da Terra e às vezes esses outros habitantes do universo venham dar uma volta por aqui. Mas e se eles já convivem entre nós?

Uma das grandes teorias mundiais é que existem alienígenas vivendo por aí, andando, se vestindo, se alimentando como nós, como em MIB. Não só alienígenas, daqueles cinzas que encontramos pelos filmes de ficção científica, mas às vezes também reptilianos, ou várias outras espécies de criaturas que vivem bem debaixo do nosso nariz e nós não percebemos.

O clássico filme Eles Vivem, de John Carpenter, uma grande metáfora ao consumismo, nos apresenta uma sociedade de criaturas alienígenas que vivem conosco, e nos forçam a gastar dinheiro, comprar e consumir as coisas. No filme, o protagonista percebe a presença desses seres com um óculos escuro, e passa a tentar lutar contra eles.

Invasores de Corpos, 1978

LEIA+: INVASORES DE CORPOS: DO LIVRO PARA OS FILMES

Em Invasores de Corpos, tanto no filme de 1978, quanto em Vampiros de Almas de 1956, quanto no livro de Jack Finney que deu origem aos dois, sementes são deixadas na Terra e se tornam um tipo de “vagens”, em que as pessoas que são duplicadas e substituídas por uma versão alienígena.

No filme de Jonathan Glazer, Sob a Pele, um alienígena chega ao planeta e assume a aparência de uma mulher.

Os exemplos citados são apenas alguns dos muitos que existem por aí e demonstram que essa é uma das teorias de maior popularidade espalhadas pelo globo.

As aterrissagens na lua

Imagem do pouso na lua

Ainda hoje, mesmo com uma gravação e com toda a repercussão que gerou na época, muitas pessoas não acreditam que o homem pousou na lua. Um dos empreendimentos mais ousados do século XX, que demonstrou um grande poder dos Estados Unidos diante da guerra fria que se encontrava com a URSS, é desacreditado por algumas pessoas.

A questão que permeia esse assunto é que, para muitos, se havia mesmo esse desespero tão grande pela corrida espacial, de que os Estados Unidos provasse sua superioridade tecnológica, eles poderiam muito bem ter fingido essa aterrissagem em um estúdio. Por que não? Muito se trabalhou para que essa teoria conspiratória contra o pouso de Neil Armstrong em 20 de julho de 1969 fosse parada, mas ainda existem conversas sobre isso nos dias de hoje.

Capricórnio Um, 1977

Um dos primeiros livros a tratar o tema foi escrito por Bill Kaysing, publicado em 1974, que se chamava We Never Went To the Moon. Na época era bastante comum um clima de desconfiança e medo percorrer o país (e hoje também, como podemos perceber). Todos estavam um pouco desconfortáveis. Seguindo essa lógica, e talvez para atiçar um pouco mais o braseiro, temos o filme de Peter Hyams, Caprícórnio Um, sobre uma falsa missão em Marte e todas as tentativas sanguinárias do governo para esconder a mentira.

Existe uma teoria  de que, quem teria dirigido as imagens do falso pouso na lua, teria sido Stanley Kubrick, logo depois das filmagens de 2001: Uma Odisseia no Espaço. O documentário de 2012, Room 237, sobre O Iluminado, explora um pouco dessa teoria, pois se afirma que Kubrick teria deixado pistas de seu envolvimento na mentira nessa produção — um pouco mais sobre isso pode ser lido no texto 7 teorias da conspiração sobre O Iluminado.

Em 2002 um cineasta francês chamado William Karel fez um documentário chamado Dark Side of the Moon satirizando essa história toda de que o pouso foi uma mentira, mas o documentário acabou sendo levado a sério, e muitos o compartilham mostrando o absurdo que seria uma aterrissagem na lua.

O incidente da Passagem de Dyatlov

Passagem Dyatlov

Nove pessoas morreram nos Montes Urais, na Rússia, fazendo uma trilha em 1959, e isso seria um fato triste porém comum entre os que se arriscam a fazer esse tipo de viagem, ainda mais em locais tão inóspitos quanto esse. Mas o que deixou muita gente ainda se perguntando o que aconteceu exatamente naquele local foi o que a perícia afirmou ter encontrado.

Alguns dos esquiadores foram encontrados com machucados horríveis e inexplicáveis, longe da trilha em que os outros estavam. Uma das barracas havia sido rasgada a partir da parte de dentro.

Anos se passaram até que os registros do incidente fossem liberados. Só em 1990 é que começaram a explorar as possibilidades e falar sobre o assunto. Ainda hoje as pessoas se perguntam o que pode ter acontecido no local.

O Mistério da Passagem da Morte, 2013

Em 2013 foi lançado o filme chamado O Mistério da Passagem da Morte, dirigido por Renny Harlin. O filme conta a história (fictícia) de algumas filmagens encontradas, feitas por um grupo de estudantes que foram até o local para descobrir o que havia acontecido naquele fatídico dia em 1959. Entre as várias possibilidades exploradas por Harlin, está a de que o acidente teria sido um experimento do governo que deu errado. 

Projeto MKUltra

Texto de um dos documentos do projeto MKUltra

Esse é uma das teorias de projetos experimentais do governo que mais ouvimos falar nos últimos anos, e tudo se deve ao sucesso de Stranger Things, que bebeu diretamente dessa fonte.

O projeto MKUltra, ao contrário das outras teorias presentes nessa lista, é algo confirmado e perturbador que aconteceu nos anos 1950. Durante essa época, a CIA começou a conduzir experimentos com LSD em pessoas, com privação sensorial e mais algumas experiências físicas bastante extremas e desagradáveis, tudo para ver como o cérebro humano se comportava.

Muitos dos documentos foram destruídos, mas sabe-se que a escala e a quantidade de experimentos é absurda e aterrorizante.

Alucinações do Passado, de 1990, dirigido por Adrian Lyne, que recebeu um remake agora em 2019, embora não tenha conexão com o projeto, trata da questão de utilizar drogas experimentais em vítimas involuntárias.

O filme de 2013, Banshee Chapter, explora um pouco melhor a questão. Nele, uma jornalista procura seu amigo desaparecido, e acaba se deparando com um escritor de contracultura que percebe algo de sobrenatural nessa conspiração.

Stranger Things, 2016-

O já mencionado Stranger Things é uma das obras mais fortes a explorar essa questão, dando os nomes que deveriam ser dados, e demonstra melhor o que teria sido esse projeto assustador. O livro Stranger Fans, editado pela DarkSide Books no Brasil, traz um conteúdo vasto sobre o tema também.

*

As informações foram retiradas do site Den of Geek. Gostou de conferir essas teorias macabras que inspiraram tantos filmes? Você pode comentar a quais as suas preferidas e quais filmes vocês conhecem sobre o assunto conosco no Twitter e no Instagram.

Compartilhe:
pin it
Publicado por

Estamos semeando e cultivando o Horror em todas as suas formas. MACABRA™ - FEAR IS NATURAL.