Um livro, um filme: os favoritos dos leitores da Macabra

Dos livros que assombram nossos leitores aos filmes que refletem seus medos, confira uma lista de indicações especiais para você que devora as obras da Macabra.

A Macabra é uma marca apaixonada por terror. Ao longo dos últimos anos, temos lançado livros sombrios e fascinantes, e nos empenhando em proporcionar aos leitores uma experiência transgressora a cada página. Além disso, você conhece nosso blog, sempre com listas e conteúdos imersivos para enriquecer ainda mais o seu repertório macabro.

E recentemente nos perguntamos: quais seriam os livros favoritos dos leitores da Macabra? Para encontrar essa resposta, consultamos nossas bolas de cristal e os médiuns de plantão. Com base no resultado, decidimos sugerir um filme ou série que combina perfeitamente com os oito títulos mais amados pelos nossos cabritinhos leitores.

Pegue sua pipoca e sua lista para anotar todas essas dicas fantásticas de filmes e séries que casam perfeitamente com o ambiente da Macabra.

Necronomicon: Vida & Morte de H.P. Lovecraft

Filme: Lovecraft: Medo do Desconhecido, 2008

Lovecraft teve muitas de suas obras adaptadas para o audiovisual. Algumas melhores que outras — algumas se tornando mais cults e clássicas que outras, e caindo mais no gosto do público —, a maioria, infelizmente, não faz jus à escrita do autor, que captava em palavras sentimentos e criaturas difíceis de serem expressos no cinema e na televisão. Dirigido por Frank H. Woodward, o documentário Lovecraft: Medo do Desconhecido, é uma boa opção de dobradinha para acompanhar o sucesso de vendas e grande favorito dos fãs da Macabra Necronomicon: Vida & Morte de H.P. Lovecraft, de W. Scott Poole. As duas obras exploram a vida e a obra de Lovecraft, bem como nos mostram como a influência do autor se fez forte no Ocidente. O documentário conta com participações de Guillermo del Toro, Stuart Gordon, John Carpenter e muito mais. 

LEIA+: 5 MOTIVOS PARA LER NECRONOMICON: VIDA E MORTE DE H.P. LOVECRAFT

Coleção Medicina Macabra

Série: The Knick, 2014–2015

A coleção Medicina Macabra é um sucesso aqui na Macabra: todos os livros são queridos pelos fãs — e por nós também. Explorando o mais absurdo, bizarro, sinistro e desconcertante no mundo da medicina, Medicina Macabra reúne alguns dos casos mais curiosos da história dessa área. Muitos filmes e séries de terror e afins passeiam por esse universo, mas escolhemos The Knicks, série com duas temporadas e vinte episódios, que acompanha os desdobramentos da vida pessoal e profissional de uma equipe médica em meados do século XX do Hospital Knickerbocker. O hospital existiu realmente, e ficava no Harlem, voltado para imigrantes e de baixa condição econômica.

LEIA+: 5 CURAS MACABRAS QUE FIZERAM HISTÓRIA NA MEDICINA

Anatomia do Nojo

Filme: Pink Flamingos, 1972

Poderíamos citar vários filmes para acompanhar Anatomia do Nojo, dos que apostam no exagero do gore aos que apresentam situações nojentas e desconcertantes de verdade. Mas vamos apostar em Pink Flamingos, de John Waters, para acompanhar o livro de William Ian Miller. No geral, Pink Flamingos não é um filme tão nojento assim, mas uma cena fez ele entrar em diversas listas de filmes mais subversivos e polêmicos da história do cinema, então devemos dar seu devido crédito. O livro de Miller analisa com profundidade os temas ligados ao nojo na cultura humana, e cita Pink Flamingos quando fala de coprofagia. A recomendação da Macabra é ir com a mente aberta e estômago protegido. 

LEIA+: 5 FILMES NOJENTOS PARA OS LEITORES DE ANATOMIA DO NOJO

Cabal: Raça das Trevas

Filme: Raça das Trevas, 1990

Não poderíamos indicar outra obra para combinar com Cabal além de Raça das Trevas, o filme de Clive Barker que adapta a própria obra. Apesar de ter sofrido sérios problemas ao longo da pós-produção, onde Barker perdeu um pouco do controle sobre sua criação (história que pode ser melhor conferida em Mundos Sombrios, a biografia de Barker lançada pela Macabra), Raça das Trevas ainda é um grande filme, com maquiagens bem-feitas e personagens carismáticos, além de contar com a participação de David Cronenberg como um dos principais personagens da trama. Na história, Aaron Boone (interpretado no filme por Craig Sheffer) tem sido atormentado pela desconfiança de que pode ser um assassino perigoso. Ao fugir, acaba descobrindo o reino de Midian, onde cruzará seu caminho com um clã de criaturas misteriosas.

LEIA+: 5 MOTIVOS PARA LER CABAL: RAÇA DAS TREVAS

Chucky: O Legado do Brinquedo Assassino

Filme: Living with Chucky, 2022

Chucky: O Legado do Brinquedo Assassino é o guia definitivo sobre o sucesso do nosso boneco possuído favorito (desculpe, Annabelle, te falta um pouco do carisma de Charles Lee Ray). Escrito por Dustin McNeill e Travis Mullins, mesmos autores de Halloween: O Legado de Michael Myers, O Legado do Brinquedo Assassino leva o leitor em uma viagem aos recantos mais profundos dessa produção longeva e tão amada. Então, nada melhor para conhecer ainda mais segredos e curiosidades sobre esse personagem tão amado, do que um documentário dirigido pela filha do mestre dos efeitos visuais que cuidou de Chucky tão bem! Kyra Elise Gardner, filha de Tony Gardner, designer que esteve na franquia desde O Filho de Chucky, dirige o documentário que conta com presenças ilustres como Brad Dourif, Alex Vincent, Jennifer Tilly, o próprio Gardner e Don Mancini.

LEIA+: MOTIVOS MATADORES PARA LER CHUCKY: O LEGADO DO BRINQUEDO ASSASSINO

Em Carne Viva

Filme: A Substância, 2024

Em Carne Viva é uma coletânea organizada por Joyce Carol Oates e escrita brilhantemente por um grupo de grandes autoras contemporâneas, dispostas a cravar profundamente seus nomes na história do body horror com pesadelos absolutos. Um livro potente e angustiante, combina muito bem com A Substância, considerado por muitos o melhor filme do ano. Dirigido por Coralie Fargeat e protagonizado por Demi Moore e Margaret Qualley, o filme é deslumbrante e aterrorizante na mesma medida. Uma antiga estrela de sucesso aposta em um experimento para “voltar” a ser jovem e bela. Assim como Em Carne Viva, A Substância é uma obra de encher os olhos dos fãs do body horror, com efeitos impressionantes e um roteiro ágil.

LEIA+: CONHEÇA AS AUTORAS DO LIVRO DE BODY HORROR EM CARNE VIVA

Cultos: A Linguagem Secreta do Fanatismo

Série: Como Se Tornar um Líder de Seita, 2023

Você já assistiu ou leu reportagens sobre seitas e cultos e se perguntou como aquilo tudo funcionava? Como pessoas incautas poderiam simplesmente cair no papo de líderes que claramente não estavam em seu juízo perfeito? Pois bem, Amanda Montell investigou esse fenômeno em Cultos: A Linguagem do Fanatismo, um livro bastante completo para que o leitor consiga compreender como os cultos e seitas agem. Mas não para por aí. A série Como Se Tornar um Líder de Seita, com seis episódios, continua a investigação — e Montell, autora de Cultos, dá seu depoimentos e auxilia na análise. Duas obras que se completam e que nos dão uma visão bastante profunda sobre como os cultos possuem essa força e esse ímã, capaz de tirar pessoas de suas vidas normais e as levarem a um turbilhão de caos.

LEIA+: 5 MOTIVOS PARA LER CULTOS: A LINGUAGEM SECRETA DO FANATISMO

O Pássaro Pintado

Filme: O Pássaro Pintado, 2019

Assim como em Cabal, não poderíamos escolher outra obra para O Pássaro Pintado que não fosse sua própria adaptação. Dirigido por Václav Marhoul, que conseguiu captar os maiores e mais terríveis detalhes da obra de Jerzy Kosinski, o filme chama a atenção pelo cuidado de ambientação e pela forma de narrar a história, tão próxima do livro original. Totalmente em preto e branco, acompanhamos a história do jovem que, durante a Segunda Guerra Mundial, persegue seu lugar no mundo no cenário desolador e cruel ocupado pelos nazistas. Tanto o livro quanto o filme que o adapta são histórias aterradoras, mas ambos se complementam ao contar um episódio tão triste e cruel da história mundial através dos olhos de uma criança.

LEIA+: A CONTROVERSA VIDA DE JERZY KOSIŃSKI

*

E você, qual seu livro favorito do catálogo da Macabra? Comente com a gente no Instagram e em suas redes sociais.

Compartilhe:
pin it
Publicado por

Acordo cedo todos os dias para passar o café e regar minhas plantas na fazenda. Aprecio o lado obscuro da arte e renovo meus pactos diariamente ao assistir filmes de terror. MACABRA™ - FEAR IS NATURAL.