Presente em diversas narrativas ao longo da história da humanidade, maldições são algo a se temer desde que o mundo é mundo. Alguns acreditam que apenas atinjam aqueles que acreditam, outros sabem que uma pessoa amaldiçoada não precisa necessariamente crer para ter sua vida virada de cabeça para baixo. E se livrar de uma maldição é, muitas vezes, algo cansativo e danoso.
As maldições são, também, um excelente combustível para histórias de terror. Suas consequências trágicas e os horrores que elas causam à volta daqueles infestados são constantemente abordadas no gênero.
A Macabra reuniu 10 filmes de terror com maldições sinistras. Bata três vezes na madeira e se prepare.
Corrente do Mal
It Follows, 2014 // Depois de um encontro sexual que, até certo ponto, não teria maiores consequências, Jay (Maika Monroe) passa a ter estranhas visões e sentir que há algo (ou alguém) a perseguindo. Na verdade, Jay foi vítima de uma estranha maldição, e agora precisa encontrar uma forma de se livrar dela. Dirigido por David Robert Mitchell, Corrente do Mal acabou se tornando um dos filmes mais inventivos e queridos da década de 2010.
O Lobisomem
The Wolf Man, 1941 // Lobisomens são uma das maldições mais antigas no terror. Uma história vinda diretamente da tradição oral, cujas origens podem ser traçadas desde a Antiguidade, a maldição de um lobisomem acarreta grandes perdas e horrores àqueles que a portam. No filme O Lobisomem, de 1941, dirigido por George Waggner e que faz parte dos Monstros Clássicos da Universal, acompanhamos Larry Talbot (Lon Chaney Jr.) que, certa noite, após ser atacado por uma dessas criaturas, acaba sendo amaldiçoado a se transformar em um lobisomem em toda lua cheia.
Uma Noite Alucinante: A Morte do Demônio
The Evil Dead, 1981 // Quem nunca ficou tentado a ler um livro antigo ou ouvir uma antiga gravação que foram encontrados em uma cabana caindo aos pedaços? Se você assistiu a qualquer um dos filmes da franquia A Morte do Demônio, criada por Sam Raimi, sabe que isso é uma péssima ideia. Quando Ash (Bruce Campbell) e seus amigos vão passar uns dias em uma velha cabana na área rural do Tennessee, eles acabam libertando terríveis forças do mal — que irão perseguir Ash por um bom tempo, e assassinar quase todos os seus amigos, jogando-o em uma espiral de horror.
Sorria
Smile, 2022 // Dra. Rose Cotter (Sosie Bacon) teve que aprender a lidar com seus próprios traumas para exercer sua profissão. Mas um caso em especial lhe parece mais complexo de lidar. Quando, repentinamente, sua paciente morre de forma trágica na sua frente, Cotter começa a acreditar que há algo de errado com ela também. Sorria, de Parker Finn, com sua estranha maldição, foi uma grata surpresa dos últimos anos e ganhou uma continuação em 2024, com lançamento em outubro.
Ring: O Chamado
Ringu, 1998 // Você já deve ter ouvido falar da fita maldita, que causa a morte de todos que a assistem após sete dias. Ring: O Chamado, ao lado de sua versão norte-americana, foi um dos maiores fenômenos do terror dos anos 2000. Mesmo quem não era muito fã do gênero acabou sabendo sobre o filme. Adaptado do livro de mesmo nome de Kôji Suzuki, acompanhamos uma repórter que decide investigar a estranha história de pessoas que têm morrido misteriosamente depois de assistir a uma fita de vídeo.
LEIA+: O TERROR ORIENTAL E SEUS REMAKES OCIDENTAIS
Saloum
Saloum, 2021 // Após resgatar um chefe de cartel de Bissau, em Guiné-Bissau, para levá-lo até Dakar, Senegal, a equipe de mercenários de elite conhecidos como Hienas procuram um lugar para descansar e fugir da polícia. Um dos membros do grupo os leva até um resort isolado, mas logo os planos desandam e uma sinistra maldição é revelada. Dirigido por Jean Luc Herbulot, Saloum é uma produção franco-senegalesa com um visual muito interessante.
Marcas da Maldição
Zhou, 2022 // Gravando vídeos para seu canal no youtube, Li Ruo-nan (Hsuan-yen Tsai), seu namorado e o primo dele acabam perturbando um tabu religioso, lançando uma terrível maldição em suas vidas. Na época, Ruo-nan estava grávida, e a maldição atingiu principalmente sua bebê. Depois de seis anos do acontecido, Ruo-nan ainda luta para destruir a maldição e salvar a vida de sua filha. Dirigido por Kevin Ko, Marcas da Maldição foi distribuído mundialmente pela Netflix, e se tornou um dos filmes mais assistidos no catálogo do streaming em 2022.
Fale Comigo
Talk to Me, 2022 // Ao encontrarem um objeto encantado, um grupo de amigos passa a se reunir ao redor de uma mão embalsamada que lhes permite falar com espíritos. O problema é que, se passar muitos minutos agarrado a mão, coisas terríveis começam a acontecer. O filme dos irmãos Danny Philippou e Michael Philippou se tornou um fenômeno em seu lançamento e aborda um objeto amaldiçoado transformando (para pior) a vida das pessoas que lidam com ele.
LEIA+: VOCÊ ESTÁ PREPARADO PARA FALE COMIGO?
Arraste-me para o Inferno
Drag Me to Hell, 2009 // Depois de negar ajuda a uma mulher em seu emprego, a agente de crédito Christine Brown (Alison Lohman) precisa encarar as terríveis consequências de seus atos — e isso inclui uma maldição medonha que irá persegui-la até arrancar tudo que ela tem e preza. Outra obra de Sam Raimi para a lista, Arraste-me para o Inferno possui algumas cenas hilárias e nojentas.
Impetigore – Herança Maldita
Perempuan tanah jahanam, 2019 // Maya (Tara Basro) descobre que herdou uma casa de sua família, que lhe renderá dinheiro suficiente para que ela comece seu próprio negócio. Junto de uma amiga, ela parte para a cidadezinha onde sua herança lhe espera, sem saber que o vilarejo foi amaldiçoado e elas agora correm grande perigo. Uma produção entre Indonésia, Coréia do Sul e Estados Unidos, Impetigore é um filme divertido que merece uma chance.
LEIA+: MAGIA GORE E VISCERAL: IMPETIGORE É UMA PÉROLA MACABRA
*
E você, qual o seu filme favorito com maldições? Comente com a Macabra no Instagram e em suas redes sociais.