Nem todos os fantasmas são tão amigáveis quanto o querido Gasparzinho, o fantasminha camarada — um garotinho que teve o azar de morrer antes de se tornar adulto, e acabou ficando para sempre em um corpo fantasmagórico infantil.
Uma parte natural da formação de um fantasma é ter um assunto inacabado na terra e, às vezes, a única forma de resolvê-los é enchendo o saco de quem ficou por aqui. Correntes, água pingando, barulho nas tubulações… e, de vez em quando, até mesmo facas e panelas voando pela cozinha. Fantasmas podem ser muito irritantes, e podem ser muito perigosos também.
Confira essa lista com 13 filmes de espíritos aterrorizantes no terror e se proteja das perturbações etéreas.
Espíritos: A Morte Está ao seu Lado
Shutter, 2004 // Um jovem fotógrafo e sua namorada percebem certo dia algo muito estranho em suas fotografias: todas elas possuem manchas ou borrões. Isso começa a ocorrer tempos depois de um trágico acidente de carro, onde a dupla deixou uma garota acidentada sem prestar ajuda. Quando o fotógrafo descobre quem era a jovem, segredos do passado passam a ser revelados. Dirigido por Banjong Pisanthanakun e Parkpoom Wongpoom, o filme se tornou um fenômeno no início dos anos 2000, logo ganhando um remake norte-americano intitulado Imagens do Além, dirigido por Masayuki Ochiai. Parte do sucesso do filme está na simples cena quando o rapaz descobre a causa das dores nas costas que ele andou tendo nos últimos tempos… Agora, além de um bom investigador paranormal, o fotógrafo também vai precisar de um bom relaxante muscular.
O Chamado
The Ring, 2002 // Adaptação norte-americana do filme japonês de mesmo nome, ambos baseados no livro de Koji Suzuki, todos nos lembramos de Samara (ou Sadako, na versão original), e da fita que pode fazer você morrer em sete dias. Essa versão, dirigida por Gore Verbinski, conta a história de uma jovem jornalista que resolve investigar a morte de sua sobrinha, após assistir a uma fita amaldiçoada,com a ajuda de seu ex-marido. Levando em consideração alguns aspectos culturais, a versão original japonesa dirigida por Hideo Nakata conta a mesma história. Samara/Sadako se tornou um dos espíritos vingativos mais lembrados dos filmes de terror, e com razão: as cenas em que a garota sai da TV ainda hoje conseguem ser aterrorizantes.
LEIA+: O TERROR ORIENTAL E SEUS REMAKES OCIDENTAIS
O Grito
The Grudge, 2004 // O Grito é outro dos sucessos japoneses que foram adaptados para o cinema norte-americano, com a diferença de que o mesmo diretor, Takashi Shimizu, foi responsável por ambas as obras. Na versão norte-americana, Kayako se torna obcecada por um professor de inglês e, quando seu marido descobre através de seus diários, assassina a ela, o filho do casal, e comete suicídio logo em seguida. A partir de então, todos que entram na casa seguem com o destino certo da morte em seus calcanhares. Muitos podem dizer que Kayako e Toshio não são exatamente espíritos vingativos, mas foi a obsessão de Kayako e o ódio com que foram mortos que mantiveram a maldição da casa viva durante tantos anos, e são seus espíritos que permanecem na casa trazendo desgraça a todos que pisam ali.
A Casa da Noite Eterna
The Legend of Hell House, 1973 // Uma alma tão maligna que, mesmo após de morto, consegue manipular todos à sua volta para o mal. O espírito de Belasco, que habita a Casa do Inferno, é daqueles que quer levar todos à loucura. Em vida, cometia as mais diversas atrocidades. Depois que morreu, continua habitando sua mansão, e destruindo a vida de todos que ousam chegar muito perto. Quando o grupo formado pelo parapsicólogo Dr. Barrett (Clive Revill), sua esposa Ann (Gayle Hunnicutt), e os médiuns Ben Fischer (Roddy McDowall) e Florence Tanner (Pamela Franklin), chegam ao local para pesquisarem o que há ali, logo eles vão perceber que as forças do mal na Casa do Inferno são ainda piores do que haviam ouvido falar. O filme é uma adaptação do livro de Richard Matheson, Hell House: A Casa do Inferno, e contou com o próprio autor como roteirista. A direção ficou por conta de John Hough.
A Casa Amaldiçoada
The Haunting, 1999 // Em 1999, Jan de Bont — diretor de filmes como Velocidade Máxima (1994) e Twister (1996) — fez uma adaptação do clássico da literatura de terror, Assombração da Casa da Colina. Talvez, um pouco, surfando nos esforços do recém-estruturado estúdio Dark Castle (um braço da Warner Bros.), que planejava remakes de filmes assombrosos das décadas de 1950 e 1960, que anteriormente haviam sido produzidos por William Castle, De Bont tirou esse projeto do papel e o transformou em um filme com um elenco de peso para a Dreamworks. Com Liam Neeson, Catherine Zeta-Jones, Owen Wilson e Lili Taylor, o filme tem pouco do clássico escrito por Jackson, mas conta uma história muito mais estruturada em um espírito vingativo. No filme, Eleanor (Taylor) segue com um grupo de pessoas para um experimento na Casa da Colina. Chegando lá, entretanto, ela descobre que foi levada até a casa pelo próprio espírito do maligno Hugh Crain. Ao assistir essa versão de 1999, podemos encontrar até alguns elementos de Hell House: A Casa do Inferno, de Richard Matheson, apesar dos créditos afirmarem ser uma adaptação do livro de Jackson.
Atividade Paranormal
Paranormal Activity, 2007 // Alguns chamam de demônio, outros chamam de entidade, e outros ainda chamam de força, mas podemos considerar que o grande vilão do primeiro filme da franquia criada por Oren Peli é, sim, um espírito. Mais adiante descobrimos que seu nome é Toby, e que ele é fruto de um pacto da avó de Katie, que prometeu o primeiro neto nascido da família para essa criatura invisível, mas ainda sim, Toby é um antagonista potente, que fez com que Atividade Paranormal, em 2007, fosse o sucesso estrondoso que foi. Ele também é vil, assustador, e é uma presença não corpórea, então ele se encaixa muito bem em nossa lista.
A Autópsia
The Autopsy of Jane Doe, 2016 // Uma das grandes marcas deixadas no espírito norte-americano foram os julgamentos de Salem, em 1692. Não é raro encontrar filmes com esse pano de fundo, onde mulheres, acusadas de bruxaria, retornam para se vingar. É o caso de A Autópsia, dirigido por André Øvredal, que conta a história de um jovem e seu pai, um legista, que trabalha em alguns casos para o governo local. Ao receberem um corpo e descobrirem que há algo bastante estranho com a jovem morta, eles acabam chegando à conclusão de que há ligação com um antigo espírito de uma mulher inocente condenada por bruxaria. Apesar de sua vingança ocorre como uma maldição, sabemos que ela acaba caindo em duas pessoas inocentes, mas o espírito de Jane Doe ainda não está satisfeito.
Suburban Gothic
Suburban Gothic, 2014 // Alguns espíritos acordam pela manhã e resolvem destruir uma cidade inteira. Não que eles não tenham motivos. Em Suburban Gothic, filme de 2014 dirigido por Richard Bates Jr., um jovem retorna para casa dos pais depois de não encontrar emprego que faça jus ao seu recém-tirado MBA. Ao chegar, logo percebe que esse retorno não será tranquilo, e as coisas ficam ainda piores quando um espírito que está ameaçando destruir a cidade inteira, destruindo todas as almas do local, resolve se levantar. O elenco do filme é de peso: como protagonistas estão Kat Dennings e Matthew Gray Gubler, com Ray Wise, Barbara Niven, Jeffrey Combs e ninguém mais ninguém menos que o famoso cineasta John Waters.
Gritos Mortais
Dead Silence, 2007 // Dirigido por James Wan ainda em seu início de carreira, Gritos Mortais conta a história de Jamie (Ryan Kwanten), que acaba envolvido em uma intriga familiar de muitos anos atrás. A família Ashen foi responsável pelo linchamento de uma ventríloqua chamada Mary Shaw. A mulher, que caiu em desgraça após ser humilhada publicamente por um garotinho chamado Michael, assassinou o jovem e foi linchada pela cidade, forçada a gritar e sendo silenciada com sua língua cortada. Anos mais tarde ela retorna para se vingar, ajudada por seus bonecos de ventriloquismo.
LEIA+: 13 FILMES DE TERROR COM BONECOS MACABROS
A Bruma Assassina
The Fog, 1980 // Os habitantes de Antonio Bay estão prestes a comemorar os 100 anos de sua amada cidade quando atividades sobrenaturais começam a acontecer. Cavando um pouquinho mais a fundo sobre a história da cidade, logo descobre-se que, há muitos anos atrás, na fundação de Antonio Bay, um navio chamado Elizabeth Dane chegava à baía com uma tripulação com casos de lepra. Naquele momento, a lepra era temida e tratada como uma praga, e aqueles que a possuíam eram isolados do convívio humano. Os fundadores da cidade, então, temendo que uma colônia com pessoas com lepra se habitasse local, afundou o navio com toda a tripulação, e usaram o ouro para se fundar a cidade. Depois de todos esses anos, com o nevoeiro, a tripulação retorna para se vingar. Dirigido por John Carpenter, com vários nomes que trabalharam com o cineasta ao longo dos anos — Jamie Lee Curtis, Adrienne Barbeau, Tom Atkins — , é um dos clássicos do diretor.
A Chorona
La Llorona, 2019 // A entidade La Llorona, ou A Chorona, é um espírito vingativo ligado à maternidade, típico em histórias de fantasmas latino-americanas. Essas mulheres geralmente viram seus filhos morrerem e retornam, depois de mortas, para se vingarem. No filme de 2019, dirigido por Jayro Bustamante, a lenda de La Llorona é utilizada em um contexto político, se baseando em um caso real de genocídio nos anos 1980, na Guatemala. Mas é importante não confundir com o filme A Maldição da Chorona, de 2019, dirigido por Michael Chaves.
O Mistério de Candyman
Candyman, 1992 // Apesar de aparentar ser de carne e osso, não podemos negar que Candyman é um espírito — e um dos mais vingativos. Diferente do conto que o originou e parte importante da história do filme dirigido por Bernard Rose, é a vingança por trás da motivação do assassino. O homem agora chamado de Candyman sofreu nas mãos de homens malignos que o assassinaram por seu envolvimento com uma garota rica e branca, filha de um homem poderoso. Candyman retorna em busca de vingança, mantendo a população de Cabrini-Green em seu controle, temendo e o respeitando. Essa história retorna com força na “sequência espiritual” dirigida por Nia DaCosta, lançada em 2021, A Lenda de Candyman.
A Maldição da Casa Winchester
Winchester, 2018 // Muito pior do que um espírito vingativo são vários. É um fardo pesado demais para Sarah Winchester, recém viúva, que percebe que sua vida vem sendo atormentada pelos fantasmas das pessoas mortas pelas armas que seu marido construiu. Dirigido por Michael e Peter Spierig, o filme se baseia na história real da viúva de William Wirt Winchester, que construiu uma mansão para aplacar a sede de vingança das almas assassinadas pelas armas de seu marido.
LEIA+: TERROR DE VERDADE: 13 FILMES MACABROS BASEADOS EM HISTÓRIAS REAIS
*
No cinema de terror, o que não faltam são filmes com espíritos vingativos. Qual o seu favorito? Comente este post com a Macabra no Twitter e Instagram.