13 filmes de terror com bonecos macabros

Bonecos são ótimos companheiros, mas cuidado ao apagar a luz. Confira 13 filmes que mostram o lado obscuro dessas criaturas de plástico.

Bonecos são assustadores. São tão assustadores que existem diversas lendas urbanas sobre eles por aí e sobre a possibilidade que, de repente, na calada da noite, eles vão virar seus olhos e cometer algum ato impiedoso contra você e sua família.

Se você não gosta muito de bonecos e pensa que Toy Story é um pesadelo, não recomendamos que continue a leitura. Agora, se você gosta dessas criaturinhas assustadoras, com seus corpos de plástico ou pano, que aguardam o momento certo para dar aquela coçadinha na orelha sem que ninguém percebe que eles estão à espreita, então separamos 13 dicas de filmes que contam com bonecos assassinos em seus elencos.

Brinquedo Assassino

Child’s Play, 1988 // História criada por Don Mancini nos anos 1980, Brinquedo Assassino acompanha um boneco que recebeu um espírito de um criminoso após ser baleado e recitar um encantamento voodoo. Chuck se tornou uma pedra no sapato da pobre família Barclay, e depois de tanto aterrorizar o pobre Andy, acabou procurando por sua própria família. A franquia de Brinquedo Assassino se tornou um sucesso, e todos ainda adoram o boneco cheio de cicatrizes da marca Good Guys. O filme recebeu uma série pelo canal SyFy que tem chamado a atenção dos fãs antigos e novos do nosso boneco aterrorizante favorito.

Annabelle

Annabelle, 2014 // Se filmes com bonecos já são assustadores, imagine então os que são inspirados em histórias reais. A história de Annabelle já é bastante conhecida: Annabelle foi uma boneca da marca Raggedy Ann, que fez enorme sucesso nos Estados Unidos quando foi vendida. Então, uma delas, acabou sendo possuída. Os Warrens, o casal que cuidou do caso na época, contam que a garota que estava de posse da boneca foi avisada por uma médium que havia o espírito de uma garotinha habitando o corpinho de pano, e ela permitiu que a menininha continuasse, e foi aí que tudo deu errado. Os filmes inspirados em Annabelle fazem parte do universo de Invocação do Mal, produção conduzida por James Wan, contando sobre os casos de Ed e Lorraine Warren. Hoje Annabelle está guardada e protegida no museu dos Warren. 

LEIA+: INVOCAÇÃO DO MAL: AS HISTÓRIAS REAIS QUE INSPIRARAM OS FILMES

Gritos Mortais

Dead Silence, 2007 // Ravens Fair é uma cidadezinha fictícia pitoresca com uma história mais pitoresca ainda. Nos anos de 1940, havia uma ventríloqua chamada Mary Shaw. Conta-se que Mary sequestrou um garotinho que a chamou de fraude em uma de suas apresentações. A cidade, ensandecida, resolveu se vingar de Mary, enterrando-a com seus bonecos. Entretanto, desde que isso aconteceu, misteriosas mortes estão acontecendo, incluindo a morte de Lisa (Laura Regan), esposa de Jamie (Ryan Kwanten). Jamie então faz o possível para descobrir o que há de errado. O filme foi dirigido por James Wan e escrito em parceria com Leigh Whannell. 

LEIA+: UM OLHAR SOBRE JAMES WAN, O CRIADOR DE INVOCAÇÃO DO MAL

Bonecas Macabras

Dolls, 1987 // Às vezes, tudo o que você não precisa é cruzar com certo tipo de gente por aí.. Em Bonecas Macabras, um grupo de viajantes, tentando escapar de uma tempestade, passa a noite em uma mansão em que os donos são fabricantes de bonecos. Entretanto, o filho de um dos viajantes acaba descobrindo que as bonecas do lugar não são bonecas: são humanos que tiveram seus corpos diminuídos para servirem de ferramentas para os planos terríveis do casal. O filme foi dirigido por Stuart Gordon, diretor de filmes como A Hora dos Mortos-Vivos e Do Além.

Na Solidão da Noite

Dead of Night, 1945 // Water Craig (Mervyn Johns) é um arquiteto que recebeu um convite para ir até uma fazenda, no interior do país, para realizar um trabalho. Craig não conhece seu empregador, mas sente que conhece o local. Chegando lá, se percebe preso em um terrível sonho recorrente que têm há algum tempo. Antes do final do sonho, entretanto, ele tem que ouvir as estranhas experiências de cada um dos convidados. Uma dessas histórias é de um ventríloquo, chamado Maxwell (Michael Redgrave), que acredita que seu boneco Hugo está realmente vivo, e isso acaba metendo ele em algumas confusões. O filme é uma antologia dirigida por Robert Hamer, Basil Dearden, Charles Crichton e Alberto Cavalcanti, diretor do segmento em questão, “The Ventriloquist’s Dummy”. 

Um Passe de Mágica

Magic, 1978 // Dirigido por Richard Attenborough e baseado em um livro de William Goldman, que também trabalhou no roteiro, conhecemos o pobre Corky, um aprendiz de mágico que, em sua primeira aventura solo, acaba passando uma tremenda vergonha em palco. Ele se torna, então, o ventríloquo de Fats, e depois de alguns anos está quase atingindo o auge de sua fama quando descobre que o boneco ganhou vida própria — e que ele não é um boneco muito agradável. Além de um boneco macabro, temos um Anthony Hopkins incrível no papel de Corky. 

Goosebumps: Monstros e Arrepios

Goosebumps, 2015 // Dirigido por Rob Letterman, acompanhamos o grande escritor de terror para adolescentes e jovens adultos R.L. Stine (interpretado por Jack Black) tentando salvar a vida de alguns jovens que fizeram uma grande besteira: abriram seus livros e deixaram alguns de seus monstros escaparem. Se você não está familiarizado com Goosebumps, é uma das séries de livros mais adoradas pelos fãs de horror norte-americanos, tendo feito mais sucesso no Brasil no formato de série antológica que passava nas tardes da TV aberta nos anos 1990 e 2000. Esse filme e sua sequência, Goosebumps 2: Halloween Assombrado, de 2018, dirigido por Ari Sandel, são um tipo de revival e homenagem aos livros e à série. Sem dúvida Slappy fez parte do pesadelo de muitas crianças adolescentes, e o filme ainda mostra vários outros monstros clássicos da franquia.

LEIA+: R.L. STINE, O REI DOS ARREPIOS

Boneca Assassina

Dolly Dearest, 1991 // Uma família norte-americana resolve se mudar para o México para trabalhar na fábrica de bonecas da família. O grande problema, nessa história, é que essa fábrica ficava em um local sagrado para a tribo Sanzian. Agora, além de várias bonecas letais, a família corre todos os tipos de perigo, graças a um arqueólogo que deixou com que um antigo espírito do mal fosse libertado. O filme foi dirigido por Maria Lease e essa boneca é horrorosa demais.

Bonecos da Morte

Puppet Master, 1989 // Bonecos da Morte se transformou em uma daquelas franquias obscuras do terror, que continua lançando filmes mesmo depois de 20 anos. No primeiro filme, que foi dirigido por David Schmoeller, encontramos um grupo de pesquisadores paranormais que vão investigar o suicídio de um amigo, que descobriu o terrível segredo de bonecos que possuem vida própria. 

Trilogia de Terror

Trilogy of Terror, 1975 // Antologia de terror dirigida por Dan Curtis, que adapta histórias escritas por Richard Matheson. O terceiro e último segmento, chamado “Amelia”, conta a história de Amelia, uma mulher que é atacada em casa por um boneco nativo africano que ela ganhou do último namorado, e precisa sobreviver ao terrível ataque. Todas as protagonistas dos segmentos são interpretadas por Karen Black.

Boneco do Mal

The Boy, 2016 // Uma babá é contratada para cuidar do filho de um casal de idosos em uma casa isolada. O garoto tem alguma condição especial que não é especificada para a jovem babá. E até aí tudo bem, não fosse a surpresa dela ao descobrir que a criança, na verdade, é um boneco. Além de tudo, ela deveria seguir uma lista de regras. Quando as quebra, eventos estranhos começam a acontecer. O filme foi dirigido por William Brent Bell e recebeu uma sequência chamada Brahms: Boneco do Mal II, em 2020. 

Contos Macabros

Tales from the Hood, 1995 // Dirigido por Rusty Cundieff, Contos Macabros faz parte dos filmes mencionados no documentário Horror Noire, do serviço de streaming Shudder. No filme, um diretor de funerária conta quatro contos macabros de terror, com foco em afro-americanos, para três traficantes que ele prende em seu local de trabalho. Uma dessas histórias, o segmento intitulado “KKK Comeuppance”, mostra a história de um antigo membro da Ku Klux Klan como senador, e que instalou seu escritório em uma antiga fazenda de escravos. Durante um comercial de uma campanha, onde está acontecendo um protesto contra o homem, uma das pessoas da multidão informa que a fazenda está cheia de bonecos reanimados com as almas daqueles que foram torturados. A partir desse momento, coisas começam a acontecer com o homem. 

LEIA +: 10 FILMES PARA ENTENDER A REPRESENTAÇÃO NEGRA NOS FILMES DE TERROR

Bônus: Unboxed

Lore, 2017 // Episódio de número seis da primeira temporada da série Lore, baseada no podcast de mesmo nome criado por Aaron Mahnke (que já rendeu uma adaptação literária), nós conhecemos um pouco mais sobre a história do boneco Robert. Sendo um tipo de parente de Annabelle, conta-se que Robert pertencia a um garotinho solitário. O garoto cresceu, e Robert continuou na casa da família, e por todo esse tempo aprontou todas. Hoje Robert vive em um museu, e continua atrapalhando a vida dos funcionários, fazendo toda a sorte de brincadeiras.  

*

Gostou da lista de bonecos aterrorizantes? Comente este post com a Macabra no Twitter e Instagram.

Compartilhe:
pin it
Publicado por

Acordo cedo todos os dias para passar o café e regar minhas plantas na fazenda. Aprecio o lado obscuro da arte e renovo meus pactos diariamente ao assistir filmes de terror. MACABRA™ - FEAR IS NATURAL.