13 macabros remakes de horror

Apesar da grande resistência do público, nem todos os remakes são ruins. Listamos 13 dos mais interessantes remakes do horror.

Você já deve ter entrado nessa discussão alguma vez: “remakes são horríveis, por que não criar algo original?”. Se tratando de terror, isso ainda vai mais longe. O público do gênero não é dos mais afetuosos quando falamos de possibilidades de remakes. Mesmo quando John Carpenter dirigiu o seu incrível O Enigma de Outro Mundo alguns olharam atravessado. E muitos ignoram que A Mosca, de Cronenberg, é um remake do filme de 1958, A Mosca da Cabeça Branca, de Kurt Neumann.

Revisitar e reinterpretar algumas obras antigas podem ser ótimas oportunidades para termos uma nova leitura, uma nova ideia, alcançar um novo público. E seria bastante terrível se não pudéssemos contar uma história novamente, de uma forma diferente. Neste cenário, Drácula de Bram Stoker, dirigido por Coppola, ou mesmo a grande interpretação de Drácula de Sir Christopher Lee, jamais poderiam existir, já que Bela Lugosi e Tod Browning chegaram primeiro.

Separamos 13 filmes de horror que receberam remakes que, se não tão bons quanto seus originais, ao menos chegam perto.

A Morte do Demônio


Evil Dead, 2013 // O remake dirigido por Fede Alvarez tem algumas diferenças importantes com a obra original, Uma Noite Alucinante: A Morte do Demônio, dirigida por Sam Raimi em 1981. A história segue a mesma base: um grupo de amigos vai até uma cabana isolada para passar o fim de semana, e acabam despertando algo horrível ali. Mas dessa vez não temos Bruce Campbell no papel de Ash, um dos mais amados (anti)heróis do terror. Em vez disso, temos Jane Levy interpretando Mia, uma personagem viciada em drogas que precisa de um tempo longe da cidade para se recuperar do vício, indo com seus amigos por esse motivo até a cabana. Assim como na obra original, nossa protagonista passa por alguns mau bocados, e temos também uma das melhores cenas de banho de sangue do cinema.

LEIA+: 9 CURIOSIDADES MACABRAS SOBRE EVIL DEAD

Maníaco


Maniac, 2012 // Remake de O Maníaco de 1980, dirigido por William Lustig, contando a história de um homem perturbado por seus abusos na infância que assassina mulheres na cidade de Nova York. O filme de 2012 foi dirigido por Franck Khalfoun com roteiro de Alexandre Aja, e traz uma interpretação incrível de Elijah Wood no papel de Frank, o protagonista assassino. Um dos grandes trabalhos do ator no gênero terror, vem se destacando também como produtor.

A Cidade dos Amaldiçoados


Village of the Damned, 1995 // Baseado no livro de John Wyndham, o filme estreou como adaptação em 1960, chamado de A Aldeia dos Amaldiçoados em português. Com direção de Wolf Rilla e protagonizado por George Sanders e Barbara Shelley, ambas as histórias são bem semelhantes: várias mulheres dão à luz algumas crianças com poderes bastante estranhos. O remake, dirigido por John Carpenter, protagonizado por Christopher Reeve, trouxe cores e alguns efeitos especiais que não estão presentes na obra original.

A Epidemia

The Crazies, 2010 // Parece sempre meio assustador fazer um remake de um filme de um grande nome do horror, por exemplo, mexer em uma obra de George Romero, mas A Epidemia acabou sendo um filme bem sucedido. Um vírus infecta boa parte de uma cidadezinha rural, e leva a todos os infectados à insanidade. O remake foi dirigido por Breck Eisner e garante pelo menos alguns ótimos pesadelos. No Brasil, o filme original leva o nome de O Exército do Extermínio.

Madrugada dos Mortos


Dawn of the Dead, 2004 // Outro remake de outro grande clássico de George Romero, Madrugada dos Mortos também foi um trabalho bem sucedido nessa categoria. O original de 1978, chamado aqui no Brasil de Despertar dos Mortos, acompanha um grupo de sobreviventes em um shopping. Zack Snyder divide muitas opiniões no cinema, mas ele mantém a história semelhante ao trabalho original de Romero, com características próprias bem colocadas.

A Marca da Pantera


Cat People, 1982 // Uma reinterpretação do filme de 1942, chamado no Brasil de Sangue de Pantera e dirigido por Jacques Tourneur, que conta a história de uma jovem recém-casada que teme se transformar em um tipo de monstro, de acordo com uma fábula de sua terra natal. O remake, de 1982, dirigido por Paul Schrader, explora a descoberta da sexualidade de uma jovem e expande a ideia apresentada na obra original.

Nosferatu: O Vampiro da Noite


Nosferatu: Phantom der Nacht, 1979 // Remake do filme Nosferatu de F.W. Murnau, lançado em 1922, e um dos grandes sucessos do cinema mudo, além de ser considerada a primeira aparição do famoso Conde Drácula no cinema, o remake de Werner Herzog utiliza a mesma história de Murnau, mas devolve os nomes dos personagens principais, alterando o Orlok do filme de 1922 para Drácula. O nome não pode ser utilizado no filme de Murnau por questões de direitos, mas como os direitos expiraram, o nome foi utilizado por Herzog. O filme ainda conta com Klaus Kinski e Isabelle Adjani como protagonistas.

A Hora do Espanto


Fright Night, 2011 // A obra original dirigida por um dos grandes diretores do horror dos anos 1980, Tom Holland, é um dos filmes sempre lembrados com carinho pelos fãs do gênero. Com protagonistas carismáticos e um grande vilão, A Hora do Espanto conta a história de Charley (William Ragsdale), um adolescente que descobre que seu vizinho (Chris Sarandon) é um vampiro, e isso o leva a procurar o apresentador de programa preferido, Peter Vincent (Roddy McDowall), para ajudá-lo. Vários elementos chamaram a atenção dos fãs de terror, como a homenagem a Peter Cushing e Vincent Price presente no nome de Peter Vincent, o que fez com que o filme se tornasse um sucesso na época. O remake foi dirigido por Craig Gillespie, e apesar de não ter feito tanto sucesso como seu original, tem alguns nomes de peso no elenco, como Anton Yelchin, Colin Farrell, Toni Collette e David Tennant. Se não por ser um bom filme, vale a experiência de assistir pelo menos pelo elenco e suas atuações.  

Invasores de Corpos


Invasion of the Body Snatchers, 1978 // Quando pessoas começam a ser trocadas por formas de vida semelhantes a elas, um médico tenta descobrir o que está havendo, entrando em uma terrível rede de paranoias e situações assustadoras. O filme original, de 1956 foi chamado no Brasil de Vampiros de Almas e dirigido por Don Siegel. Seu remake, de 1978, dirigido por Philip Kaufman, acabou se tornando um enorme sucesso, graças, em parte, ao seu elenco: Donald Sutherland, Brooke Adams, Jeff Goldblum e Leonard Nimoy, entre alguns outros. Tanto o primeiro filme quanto o remake foram adaptações do trabalho de mesmo nome de  Jack Finney.

LEIA+: INVASORES DE CORPOS: DO LIVRO PARA OS FILMES

Suspíria: A Dança do Medo

Suspiria, 2018 // Quando foi anunciado que o filme clássico dirigido por Dario Argento em 1977 muitos ficaram receosos. Alguns realmente odiaram a nova versão, mas o filme de 2018 dirigido por Luca Guadagnino tem algumas qualidades. Em Suspiria de 1977, Argento construiu um clima assustador ao contar a história de Suzy Bannion e começar a construir a lenda das três mães, que retornariam em outros dois filmes, A Mansão do Inferno, de 1980, e O Retorno da Maldição: A Mãe das Lágrimas, formando uma trilogia. No filme de 2018, Guadagnino altera um pouco os rumos de Suzy e mescla a história da trilogia das Três Mães de Argento em um único filme. Com grandes cenas de dança, o filme de 2018 tem alguns momentos bastante aproveitáveis, tanto para os que gostam da história contada por Argento quanto por aqueles que não a conheciam até então.

Enraivecida


Rabid, 2019 // Dirigido por Jen e Sylvia Soska, o remake de Enraivecida na Fúria do Sexo, dirigido por David Cronenberg e lançado em 1977, trouxe novos elementos para a história de Rose, protagonista de ambos os filmes. No filme de 1977, Rose sofre um acidente de moto com seu namorado e, após uma cirurgia, acaba desenvolvendo sede de sangue. No filme de 2019, Rose também sofre um acidente, mas depois de perceber como seu rosto poderia ficar e aceitar participar de um teste com um novo tipo de enxerto facial e tecnológico, Rose também desenvolve algumas características monstruosas além do gosto de sangue. Ficou um filme bastante diferente do original, e ousou acrescentar e atualizar detalhes bem pertinentes.

LEIA+: 13 FILMES DE HORROR COM VAMPIROS POUCO CONVENCIONAIS

13 Fantasmas

Thir13en Ghosts, 2001 // Um homem e sua família recebem de herança uma mansão de um tio rico e bastante excêntrico. Mas, além das coleções que esse tio possuía, ainda tem algumas outras coisas na casa que, sem dúvida, não estavam listadas no espólio. O filme, dirigido por Steve Beck, nos traz uma nova visão bem distinta de casas assombradas. E, também, bem aterrorizante. Mas o que muitos não sabem é que 13 Fantasmas é um remake do filme de mesmo nome lançado em 1960 e dirigido por William Castle, produtor muito famoso de filmes do gênero, incluindo A Casa dos Maus Espíritos e O Bebê de Rosemary.

A Bolha Assassina

The Blob, 1988 // Outro filme que poucos se lembra ser um remake. Dirigido por Chuck Russell, o filme conta a história de um meteoro com uma forma de vida alienígena que toca o terror em uma cidadezinha, se alimentando de todos os que passam por seu caminho. Quem decide ir contra essa coisa é uma dupla adolescente, Meg Penny, a jovem inteligente do colégio, e Brian Flagg, o garoto mal encarado do colégio. O filme original é de 1958 e foi dirigido por Irvin S. Yeaworth Jr. e Russell S. Doughten Jr. A ideia é a mesma: uma forma de vida alienígena que consome a todos em seu caminho e destrói uma cidadezinha.

*

Gostou de conhecer alguns remakes macabros do terror? Confira também a lista com 10 filmes transgressores para você conhecer o lado macabro do cinema francês. Comente com a Macabra no Twitter e Instagram.

Compartilhe:
pin it
Publicado por

Acordo cedo todos os dias para passar o café e regar minhas plantas na fazenda. Aprecio o lado obscuro da arte e renovo meus pactos diariamente ao assistir filmes de terror. MACABRA™ - FEAR IS NATURAL.