18 filmes antológicos que vão arrepiar sua alma

Os filmes antológicos de terror são puro deleite, com várias histórias contadas em um único longa. Confira a lista especial que a Macabra preparou.

Reunindo diversas histórias, as antologias de terror são um prato cheio para os fãs. Compostas por segmentos que podem ou não ser interligados entre si, com temas variados ou seguindo um mesmo assunto, tendo diversos diretores ou apenas um responsável por tocar a obra, há quem prefira a vibe antológica de um filme pelas possibilidades narrativas que ele traz.

Aqui na Macabra amamos antologias, então listamos 18 longas sinistros, dos mais cômicos aos mais bizarros, para você se divertir e maratonar.

Creepshow: Arrepio do Medo

Creepshow, 1982 // Inspirado nos famosos quadrinhos da EC Comics dos anos 1950, Creepshow é uma das antologias mais queridas dos filmes de terror, não só pela qualidade de suas histórias, mas por reunir Stephen King, George Romero e Tom Savini no mesmo longa. Dividido entre cinco segmentos, um prólogo e um epílogo, o filme também conta com um elenco grandioso, com nomes como Hal Holbrook, Leslie Nielsen, Adrienne Barbeau, Ted Danson, Ed Harris, Tom Atkins, além de Joe Hill, filho de King, do próprio Stephen e uma pontinha de Savini também. Um espetáculo para qualquer fã de horror. O filme fez tanto sucesso que ganhou uma adaptação em quadrinhos e uma série derivada.

LEIA+: STEPHEN KING: O MESTRE DO TERROR ALÉM DOS LIVROS

Contos do Dia das Bruxas

Trick ‘r Treat, 2007 // Escrito e dirigido por Michael Dougherty, Contos do Dia das Bruxas acompanha cinco histórias que acontecem na mesma cidade, no mesmo bairro, e estão interconectadas. No elenco temos Dylan Baker, Rochelle Aytes, Anna Paquin e Brian Cox. Sam, personagem chave para a história, se tornou um dos mais queridos entre os fãs de terror e é sempre relembrado quando o Halloween se aproxima. O longa nasceu de um curta, também escrito e dirigido por Dougherty. 

V/H/S

V/H/S, 2012 // Criado pelo coletivo Radio Silence, V/H/S, para além de um filme antológico, se tornou uma franquia de sucesso. O primeiro longa, lançado em 2012, contou com seis segmentos dirigido por Adam Wingard, Ti West, Joe Swanberg, Glenn McQuaid, e pelo próprio coletivo Radio Silence. Desde então, outros quatro filmes foram lançados — V/H/S/2 (2013), V/H/S Viral (2014), V/H/S/94 (2021), V/H/S/99 (2022) —, uma minissérie de TV em 2018, também intitulada V/H/S, e um novo filme anunciado, V/H/S/85.

LEIA+: RADIO SILENCE: O COLETIVO DE CINEASTAS DE TERROR

Contos do Além

Tales from the Crypt, 1972 // Cinco estranhos se perdem em uma cripta, onde um estranho guardião conta histórias assustadoras sobre cada — contendo segredos que ninguém, além deles, saberia. Dirigido por Freddie Francis, o filme contém cinco segmentos interligados pelas apresentações do guardião da cripta, e conta com Peter Cushing no elenco e tem histórias de arrepiar. 

Trilogia do Terror

Body Bags, 1993 // Dirigido por John Carpenter e Tobe Hooper — com assistência de direção de Larry Sulkis, que trabalhou em diversos outros filmes com Carpenter —, Trilogia do Terror é um filme menos reconhecido do que merece. Com três segmentos, Carpenter é responsável por dois deles, “The Gas Station” e “Hair”; e Hooper dirigiu um, intitulado “Eye”. O elenco, também, chama atenção: além de Carpenter e Hooper, que têm papéis no filme (Carpenter sendo também protagonista das partes que conectam cada um dos segmentos), ainda temos Wes Craven, Sam Raimi, Greg Nicotero, Debbie Harry, Roger Corman e Mark Hamill.

LEIA+: JOHN CARPENTER: UMA CARREIRA ATERRORIZANTE E COLOSSAL 

Contos da Escuridão

Tales from the Darkside: The Movie, 1990 // Dirigido por John Harrison, Contos da Escuridão é outro daqueles filmes que reúnem alguns dos grandes nomes da indústria. O filme apresenta três segmentos, conectados por uma história apresentada nos intervalos de cada um. Nesse conector geral, uma bruxa sequestra um garotinho, que deve contar a ela três histórias e mantê-la ocupada: “Lot 249”, adaptação da história de mesmo nome de Arthur Conan Doyle por Michael McDowell; “Cat From Hell”, que adapta um conto de Stephen King, roteirizado por George Romero; e “Lover’s Vow”, história escrita para o filme por McDowell. Entre o elenco, temos nomes como Christian Slater, Steve Buscemi, Julianne Moore e Debbie Harry.

Na Solidão da Noite

Dead of Night, 1945 // Quando é convidado para a casa de um possível cliente, um arquiteto ouve as histórias sobrenaturais de outros convidados e precisa confrontar um pesadelo recorrente. No total, o filme conta com cinco segmentos. Dirigido por Alberto Cavalcanti, Charles Crichton, Basil Dearden e Robert Hamer, o filme se tornou bastante lembrado pela história estrelada por Michael Redgrave, com o boneco de ventríloquo. 

Dois Olhos Satânicos

Two Evil Eyes, 1990 // Antologia com somente dois segmentos — mas não são quaisquer segmentos. Dois Olhos Satânicos adapta duas histórias de Edgar Allan Poe com dois dos maiores cineastas do terror: Dario Argento, com a adaptação do conto “O Gato Preto”, e George Romero adaptando a história “O Caso do Sr. Valdemar”. No elenco, alguns nomes como Adrienne Barbeau e Tom Atkins (e até uma pontinha do Tom Savini) se destacam.

LEIA+: TOM SAVINI E GEORGE ROMERO: A PARCERIA MAIS ICÔNICA DO TERROR 

As Três Máscaras do Terror

I tre volti della paura, 1963 // Dirigido por Mario Bava, o filme conta com três segmentos adaptados livremente de histórias de Anton Chekhov, Aleksei Tolstoy e Guy de Maupassant. Entre os grandes nomes de atores e atrizes no elenco, destaca-se o de Boris Karloff, que protagoniza o segmento “I Wurdalak” e apresenta todos os segmentos ao público.

Kwaidan – As Quatro Faces do Medo

 

Kaidan, 1964 // Dirigido por Masaki Kobayashi, Kwaidan foi adaptado de um livro escrito por Lafcadio Hearn — que alterou seu nome para Koizumi Yakumo, quando conseguiu sua cidadania japonesa. Com quatro segmentos, o filme narra quatro histórias sobrenaturais típicas do folclore japonês: “Black Hair”, “The Woman in the Snow”, “Hoichi the Earless” e “In a Cup of Tea”. 

Contos Macabros

Tales from the Hood, 1995 // Quando três jovens vão buscar um carregamento de drogas em uma casa funerária, eles são surpreendidos pelo agente do local, que resolve contar a eles histórias macabras sobre alguns dos corpos que estão ali. Dirigido por Rusty Cundieff, foi uma das primeiras antologias a trazer como protagonistas histórias e personagens negros. O filme ganhou duas sequências: Contos Macabros 2 (2018) e Contos Macabros 3 (2020), ambos dirigidos pela dupla Rusty Cundieff e Darin Scott.

Tales of Halloween

Tales of Halloween, 2015 // Aproveitando o clima macabro do Halloween, Tales of Halloween conta dez histórias que se passam em um de nossos feriados favoritos, com direito à demônios, alienígenas e todo o tipo de maldição envolvida. No total, onze diretores cinema de terror recente dão vida aos segmentos: Darren Lynn Bousman, Axelle Carolyn, Adam Gierasch, Neil Marshall, Lucky McKee, Mike Mendez, Dave Parker, Ryan Schifrin, Paul Solet e Andrew Kasch e John Skipp. que dividem uma das histórias.

Trilogia de Terror 

Trilogy of Terror, 1975 // Filme feito diretamente para TV, foi dirigido por Dan Curtis. Trilogia do Terror adapta três histórias de Richard Matheson — “Julie”, “Millicent and Therese” e “Amelia” — em três segmentos diferentes, todos protagonizados por Karen Black. 

Olhos de Gato 

Cat’s Eye, 1985 // Outra antologia de Stephen King para a conta, Olhos de Gato é uma antologia com três segmentos: dois deles adaptam histórias presentes no livro Sombras da Noite, “Quitters, Inc.” e “The Ledge”; já a terceira, intitulada “General”, é uma história escrita especialmente para o filme. O filme conta com Drew Barrymore e James Woods no elenco. 

O ABC da Morte

The ABCs of Death, 2012 // Um dos projetos mais ousados entre as antologias do terror, O ABC da Morte é um filme que reúne 26 segmentos, cada um deles sobre uma morte diferente, com cineastas de todo o mundo. Em ordem alfabética, de acordo com cada segmento, os diretores são: Nacho Vigalondo, Adrian Garcia Bogliano, Ernesto Díaz Espinoza, Marcel Sarmiento, Angela Bettis, Noboru Iguchi, Andrew Traucki, Thomas Cappelen Malling, Jorge Michel Grau, Yûdai Yamaguchi, Anders Morgenthaler, Timo Tjahjanto, Ti West, Banjong Pisanthanakun, Hélène Cattet e Bruno Forzani (que dividem a direção de um dos segmentos), Simon Rumley, Adam Wingard, Srdjan Spasojevic, Jake West, Lee Hardcastle, Ben Wheatley, Kaare Andrews, Jon Schnepp, Jason Eisener, Xavier Gens e Yoshihiro Nishimura. Em 2014, o filme ganhou uma sequência com novas 26 mortes e um novo grupo de cineastas.

LEIA+: TI WEST: HORROR, SANGUE E SUBVERSÃO

Horror Noire

Horror Noire, 2021 // Com o mesmo título do famoso documentário e livro sobre a representação negra no cinema, a proposta da antologia Horror Noire é semelhante: são seis histórias escritas e dirigidas por idealizadores negros da indústria do terror. Os diretores responsáveis são Zandashé Brown, Robin Givens, Rob Greenlea, Kimani Ray Smith, e conta com histórias de Tananarive Due e Victor LaValle. 

XX

XX, 2017 // Antologia com quatro histórias de terror dirigidas somente por mulheres. Conta com Roxanne Benjamin, Karyn Kusama, St. Vincent e Jovanka Vuckovic — com um vídeo em stop motion dirigido por Sofìa Carrillo que une todas as partes. Três dos segmentos são histórias autorais das cineastas, enquanto “The Box”, dirigido por Vuckovic, adapta um conto de mesmo nome de Jack Ketchum. 

Southbound

Southbound, 2015 // O filme se divide em cinco segmentos, todos interconectados, que se passam em uma cidadezinha isolada no meio do deserto e é cortada por uma única e sinistra rodovia. Dirigido por Roxanne Benjamin, David Bruckner, Patrick Horvath e pelo coletivo Radio Silence. 

*

Qual a sua favorita? Comente com a Macabra no Twitter e Instagram.

Compartilhe:
pin it
Publicado por

Acordo cedo todos os dias para passar o café e regar minhas plantas na fazenda. Aprecio o lado obscuro da arte e renovo meus pactos diariamente ao assistir filmes de terror. MACABRA™ - FEAR IS NATURAL.