A arte profana de Steph Sciullo

Com detalhes perturbadores, a arte de Steph Sciullo encanta com esculturas que vão desde freiras com rostos retorcidos até corpos secos e disformes

Conheci o trabalho maravilhosamente macabro dessa figura “maldita e doente do juízo” (calma, Brainsick and Damned é o nome do site) enquanto pesquisava sobre Doug Bradley. Caso você esteja com dificuldades em relacionar o nome à pessoa, ou melhor, ao personagem, Doug personificou nosso inigualável cenobita Pinhead, concebido pelo também inigualável Clive Barker. Mas hoje não é para falar de Hellraiser que viemos até aqui, e sim da grande dama ao lado de Doug, a incrível artista plástica Steph Sciullo.

Steph Sciullo

A arte de Steph Sciullo é perturbadora, profana e inquestionavelmente única. Freiras com lábios tomados por pústulas, natimortos, corpos ressecados, decapitados e desmembrados; cenas que invocam o grotesco e o maldito com tamanha intensidade que o nefasto se torna belo. As peças são esculpidas à mão, e mesmo as pequenas apresentam um nível de detalhe perturbador. Mas também existem outras com uma maior “compatibilidade anatômica”, como um crucifixo feito de pernas e braços.

Visitar a obra de Steph é mergulhar em algo que não conhecemos, mas que de alguma maneira conseguimos sentir. Nessa esfera específica o maldito se torna santificado, e é exatamente essa impressão que as obras nos transmitem. São como santos, santos malditos. Os corpos secos e retorcidos, as expressões de dor, as composições viscerais e evisceradas que, de forma única, destilam a dor que respinga no mundo.

Quem visita os pesadelos de Steph pela primeira vez pode se perguntar de onde vem toda essa inspiração pelo bizarro e grotesco, afinal, como alguém consegue trabalhar por tanto tempo e com tamanha dedicação em peças tão ofensivas aos olhos tradicionais? Encontramos a resposta de Steph em um conselho dado na entrevista ao site Morbidly Beautiful:

Faça o que você sente. A menos que você esteja em um campo onde o objetivo é trabalhar de acordo com as especificações do cliente, você deve produzir o que sente e o que seus próprios olhos gostam de ver. Você não será realizado de outra forma. Nenhuma carreira artística é fácil ou particularmente lucrativa, assim você pode ser fiel à sua própria visão. Então deixe que o mundo veja e saiba que em algum lugar… haverá alguém com quem ele ressoa.

Steph Sciullo

Notadamente suas obras transmitem horror, mas principalmente perturbação e inquietação, existem uma certa revolta, um sentimento de não aceitação e inadequação em muitas delas. Sobre um de seus temas preferidos, a artista explica:

Eu amo freiras. A ideia de que uma mulher escolhe viver uma vida sem as alegrias mais básicas da vida e essencialmente se casar com Deus. Completamente doida. Veja todas as representações da crucificação. É tão violento. Lindo e absolutamente louco. Fui batizada como metodista. Eu li extensivamente sobre religião. Ainda sim, mas nunca acreditei em Deus.

As obras de Steph também flertam com outros motivos sacros, como a paixão de Cristo, e mais especificamente sua crucificação. Em outras peças encontramos representações que denotam aprisionamento mental, tortura e todos os aspectos — até então — inimagináveis da dor. 

Steph também tem um círculo de amigos que qualquer amante do terror e do heavy metal adoraria frequentar. Nomes que vão desde Tom Savini até Marilyn Manson. Oh, e ela também adora pastores alemães (os cães, que fique bem claro). 

Agora deixaremos vocês com algumas obras e fotografias de Steph, uma das artistas mais originais que encontramos em nosso universo macabro.

A arte macabra de Steph Sciullo

A arte macabra de Steph Sciullo

A arte macabra de Steph Sciullo

Gostou do trabalho da Steph Sciullo? Acesse o facebook Brainsick and Damned  e o Instagram. As peças de Sciullo podem ser compradas pelo Etsy.

*

Leia mais sobre a artista em Pop Horror e Morbidly Beautiful.

Compartilhe:
pin it
Publicado por

A beleza macabra do horror me conecta com o Outro Lado. Ofereço abrigo espiritual aos irmãos e irmãs da fazenda e acordo todos os dias às 3h da manhã. MACABRA™ - FEAR IS NATURAL.