As influências do clássico Dagon em Resident Evil 4

Saiba como o filme Dagon, dirigido pelo grande cineasta Stuart Gordon em 2001, influenciou o quarto jogo da franquia Resident Evil.

2020 tem sido cruel. Pandemia global, o falecimento do grande mestre José Mojica Marins e, mais recentemente, Stuart Gordon também deixa esse plano de existência, partindo para uma melhor, indiscutivelmente. Foi no dia 25 de março, aos 72 anos.

Diretor, produtor e roteirista cinematográfico, era amigo próximo de grandes figuras do terror, como Mick Garris e John Carpenter, além de apaixonado pela obra do quintessencial escritor de Providence, Howard Phillips Lovecraft. Sua filmografia é atestado.

Uma de suas produções não tão impactantes quanto, por exemplo, A Hora dos Mortos-Vivos, é Dagon, de 2001. Tem por base o breve conto homônimo de Lovecraft, mas também pega muito emprestado de outro, bem mais popular e influente, A Sombra de Innsmouth. Trata-se de um grupo de viajantes em alto-mar e que, durante uma tempestade, acabam numa aldeia litorânea e recôndita da Espanha.

LEIA+: GAMES DE TERROR EM ALTO-MAR

Uns bons quatro anos após a chegada de Dagon ao mundo cinematográfico, temos Resident Evil 4, num espectro completamente distinto, porém repleto de paralelismos. Trata-se da ruptura da franquia de aberrações genéticas da Capcom entre o antigo e o novo, a reestruturação e, por consequência, choque. A jornada de Leon Kennedy pela Espanha interiorana em busca da filha sequestrada do presidente dos Estados Unidos foi um divisor de águas (turvas e viscosas, tais quais as do Pai Dagon) também aos videogames de forma geral. Tudo mudou desde então.

É fácil apontar as influências de Shinji Mikami e sua experiente equipe quanto a, por exemplo, O Massacre da Serra Elétrica e A Noite dos Mortos-Vivos. Dr. Salvador e sua serra-elétrica amarela imediatamente remetem a Leatherface, assim como, logo no início, quando o policial se vê sitiado numa casa com aldeões sedentos e descontrolados querendo sua cabeça a todo custo – impossível não pensar no clássico de George Romero.

Quando analisamos o culto Los Illuminados, no entanto, suas vestimentas, o que dizem (“ali está!”, “mata-o!”) e como se comportam diante da figura estranha ao seu intento, é Dagon a obra que vem a mente. A começar pelo nefasto pescador, visto assim que Paul (interpretado por Ezra Godden) chega a aldeia em busca de ajuda. Impossível não associá-lo ao Mercador de Resident Evil 4. Uxia, a líder do culto local, reverência a entidade abissal Dagon e exerce influência em cada um dos moradores dali, cuja fisiologia também é alterada, com guelras e membranas salientes. Vítima do parasita pré-histórico Las Plagas, El Pueblo em Resident Evil 4 também se vê sob controle e alterado fisionômica e comportamentalmente pelo nefasto Lord Saddler, seu líder e senhor.

Não há entidades cósmicas e ancestrais em Resident Evil, mas não há como negar: pragas, vírus e parasitas tratam a vida humana da mesma forma, como algo obsoleto.

*

Curtiu a matéria? Não deixe de conferir a tag do blog sobre games de terror para saber tudo o que já rolou por aqui. Comente este post no seu Twitter e Instagram mencionando a @macabratv.

Compartilhe:
pin it
Publicado por

Apesar de não saber interagir com jovens, dedica quantidades insalubres de seu tempo ao entretenimento eletrônico, tal qual Fantasma na Máquina, e sua faceta macabra, a preferida, se faz razão para continuar. MACABRA™ - FEAR IS NATURAL.