Como Invasores de Corpos influenciou o cinema

Conheça 10 obras influenciadas por Invasores de Corpos, o livro clássico de Jack Finney que inspirou o cinema com sua ideia macabra de dominação silenciosa.

Há mais de 60 anos a ideia de uma invasão silenciosa, com alienígenas discretamente se apropriando dos corpos das pessoas e se infiltrando na nossa sociedade tem causado pavor nos cinemas graças a Invasores de Corpos, thriller de ficção científica de Jack Finney publicado pela DarkSide® Books pelo selo Macabra.

LEIA+: MACABRA E DARKSIDE ANUNCIAM INVASORES DE CORPOS, DE JACK FINNEY

A proposta de Finney ainda causa tanto medo justamente pela sutileza da invasão: não é nada tão bombástico como em Independence Day. Os alienígenas já estariam por aqui, operando discretamente e pegando os seres humanos desprevenidos quando já fosse tarde demais.

A obra já foi associada à paranoia dos Estados Unidos durante a Guerra Fria, com medo de uma infiltração comunista na sociedade. Também já foi relacionada a um alerta de um possível totalitarismo da Era McCarthy e até mesmo ao conformismo dos subúrbios durante o período de governo de Eisenhower, quando as pessoas pareciam viver como robôs, sem criatividade e individualidade.

LEIA+: O TERROR DO FIM DO MUNDO: FILMES E SÉRIES SOBRE CATÁSTROFES

Jack Finney sempre negou que tivesse buscado qualquer uma destas analogias e que só queria mesmo era fazer um bom suspense de ficção científica. Por mais despretensiosas que fossem suas intenções, com Invasores de Corpos ele conseguiu criar um legado de inúmeras adaptações para o cinema – sejam da sua própria obra ou de histórias com temas parecidos. Conheça algumas destas produções a seguir:

Vampiros de Almas

Invasion of Body Snatchers, 1956 // Este clássico de ficção científica de Don Siegel foi a primeira adaptação do livro de Finney e se mantém razoavelmente fiel ao original. Há pinceladas de críticas políticas e sociais em Vampiros de Almas, mas que não ofuscam o tom assustador da paranoia de suas personagens.

Na trama, o Dr. Miles Bennell (Kevin McCarthy) retorna a sua cidade natal para trabalhar em seu consultório. Lá ele percebe que muitos de seus pacientes sofrem de algum tipo de alucinação paranoica em que seus amigos ou parentes são impostores. O filme se mantém atemporal e é elogiado até hoje pela crítica.

Usina de Monstros

Quatermass 2, 1957 //Apesar de ser a sequência de outro filme, Usina de Monstros é considerado um descendente direto do livro de Jack Finney. A história é sem dúvida parecida: o Professor Quatermass (Brian Donlevy) fica intrigado quando identifica em seu radar meteoritos caindo na Terra. Ao investigar o local onde eles caíram, encontra uma vila destruída e uma misteriosa fábrica nas imediações, que o cientista acaba descobrindo fazer parte de um plano maligno de alienígenas.

Mesmo com as semelhanças à obra de Finney, é muito provável que isso se trate apenas de uma coincidência. A história de Nigel Kneale é da mesma época em que foi publicado Invasores de Corpos

Calafrios

Shivers, 1975 // Este filme de David Cronenberg serve tanto como uma crítica social à natureza reprimida da vida moderna como para um filme de terror. Na trama, um médico investiga a morte de um cientista e descobre que ele estava fazendo experimentos com parasitas geneticamente modificados. Logo, outros moradores do prédio onde o cientista fazia suas experiências passaram a dar sinais de que poderiam ser hospedeiros: eles apresentam um comportamento vorazmente sexual e assassino.

A principal diferença entre Calafrios e os outros filmes derivados e Invasores de Corpos é o comportamento das vítimas: em vez de elas se tornarem desprovidas de criatividade e emoção, aqui elas parecem perder qualquer tipo de inibição social, assemelhando-se aos filmes de Extermínio.

Invasores de Corpos

Invasion of the Body Snatchers, 1978 // Esta não é a primeira adaptação da obra de Jack Finney, mas Invasores de Corpos provavelmente é a mais icônica delas. O diretor Philip Kaufman conseguiu surpreender o público com sua atmosfera sombria, ignorando as recomendações de enquadramento do estúdio.

Nesta versão, a história passou de uma cidade pequena para São Francisco, onde os alienígenas estão há mais de duas décadas executando seu plano de uma invasão gradual. O elenco conta com nomes como Donald Sutherland, Jeff Goldblum, Leonard Nimoy e uma participação de Kevin McCarthy, que protagonizou Vampiros de Almas.

O Enigma do Outro Mundo

The Thing, 1982 // A história foi adaptada de um conto anterior a Invasores de Corpos e já havia ganhado uma versão para o cinema na década de 1950, mas esse clássico do suspense de ficção científica de John Carpenter consegue capturar a atmosfera de paranoia criada por Jack Finney.

Em O Enigma de Outro Mundo, um grupo de pesquisadores na Antártida se depara com uma ameaça que não tem um rosto definido: a criatura pode assumir a forma de qualquer pessoa ou animal, aumentando a desconfiança dos personagens que se encontram em um lugar isolado e sem esperança de conseguir qualquer tipo de resgate em uma emergência. A natureza visceral do filme gerou polêmica na época do lançamento, mas hoje o longa é considerado uma referência no segmento.

LEIA+: MARTE ATACA: 13 FILMES MACABROS E DIVERTIDOS COM ALIENÍGENAS

Halloween 3: A Noite das Bruxas (1983)

Halloween III: Season of the Witch, 1983 // Não, a franquia de Halloween não busca ser uma descendente de Invasores de Corpos, mas ela tem sim suas influências, principalmente em Halloween 3: A Noite das Bruxas. O roteiro original foi escrito por Nigel Kneale, de Usina dos Monstros, apesar de ele ter removido seu nome dos créditos posteriormente.

A verdadeira conexão deste filme com Invasores de Corpos está na direção de Tommy Lee Wallace, que declarou ter sido fortemente influenciado pela primeira adaptação do livro: Vampiros de Almas. Além do longa também trabalhar a atmosfera de “eles vão matar todos nós”, humanos transformados em replicantes e um homem solitário tentando interromper um plano maligno, Halloween 3 se passa em Santa Mira, mesmo local do livro. O diretor também utilizou várias locações onde ocorreram as filmagens do filme de 1956.

Os Invasores de Corpos: A Invasão Continua

Body Snatchers, 1993 // Esta foi a terceira adaptação oficial do livro de Jack Finney. Porém, apesar da premissa geral permanecer intacta, a história se distancia bastante do romance, o que talvez explique a falta de sucesso deste filme de Abel Ferrara.

Neste longa, o foco fica em uma adolescente chamada Marti (Gabrielle Anwar), a filha de um militar. Em um determinado verão, ele leva a garota e toda a família para viverem em uma base do exército, com grandes estoques de armas químicas e biológicas. A crítica desta versão parece querer se estender ao aspecto desumano que as forças militares podem assumir e também a uma certa alienação adolescente.

Prova Final

The Faculty, 1998 // Este longa de Robert Rodriguez parece uma evolução de Os Invasores de Corpos: A Invasão Continua. Aqui, os adolescentes de um colégio começam a suspeitar que as “pessoas pod” seriam todos os adultos, em uma alusão a sua natureza mais automatizada e sem muita criatividade e emoção.

Apesar de não creditar diretamente Finney, todos os clichês dos filmes relacionados a Invasores de Corpos estão ali, além dos próprios estereótipos de produções adolescentes dos anos 1990. O elenco conta com nomes como Clea DuVall, Salma Hayek, Josh Hartnett e Elijah Wood.

Invasores

The Invasion, 2007 // Apesar de se considerar uma adaptação do livro de Jack Finney, este longa estrelado por Nicole Kidman e Daniel Craig se afasta bastante do material original a não ser, é claro, pela invasão alienígena. Aqui, os invasores assumem a forma de um vírus extraterrestre, que chegou à Terra de carona em uma aeronave da NASA.

Do ponto de vista da conspiração, o filme sugere que o governo sabia de algo a respeito e não agiu. Na trama, a psiquiatra Carol Bennell (Nicole Kidman) observa a mudança de comportamento de seus pacientes, de seu ex-marido e, por fim, da população em geral. Por algum motivo, o filho dela parece ser a chave para barrar a contaminação.

Bônus: Stranger Things

Stranger Things, 2016 // Não estamos falando de um filme, mas Stranger Things prestou belas homenagens a Invasores de Corpos em sua terceira temporada. A produção da Netflix já tinha homenageado vários elementos dos anos 1980, como a música, a moda e filmes como E.T. – O Extraterrestre e Os Caça-Fantasmas.

Na terceira temporada, foi a vez de Invasores de Corpos servir de referência, com o vilão Billy (Dacre Montgomery) sendo possuído e por uma força do Mundo Invertido que o leva a cometer atrocidades – piores do que aquelas que ele já faria sozinho. O envolvimento de experimentos soviéticos nesta temporada também contribui com a atmosfera de paranoia gerada durante a Guerra Fria.

LEIA+: STRANGER THINGS E OS FILMES DOS ANOS 80 QUE MAIS AMAMOS

*

A pré-venda de Invasores de Corpos já está rolando na Loja Oficial DarkSide Books até 12 de novembro e vem acompanhada de um caderno exclusivo. Se você curtiu a novidade macabra, compartilhe com seus amigos no Twitter Instagram.

Compartilhe:
pin it
Publicado por

Renunciei à vida mundana para me dedicar às artes da trevas. No meu cálice nunca falta vinho ungido e protejo minha casa com gatos que afastam os espíritos traiçoeiros. MACABRA™ - FEAR IS NATURAL.