O horror das criaturas folclóricas indonésias em DreadOut

Conheça as criaturas do folclore indonésio utilizadas no jogo DreadOut, celebrando sua sequência que chegou recentemente ao Steam.

A continuação do terror indie DreadOut chegou recentemente ao Steam e se faz um bom momento para apreciar o que há de realmente bizarro aí. Estruturalmente, se trata de um jogo de terror nos moldes da famosa franquia Fatal Frame – e como a mesma anda abandonada há alguns anos, temos aí um belo tapa-buraco do além.

DreadOut sequer tenta acobertar sua maior influência: a jovem protagonista exorciza assombrações não com a ancestral Camera Obscura, mas sim com seu próprio celular moderno. Mas DreadOut (e, por consequência, sua expansão e continuação direta) merece mesmo destaque por conta de seu panteão de criaturas do além, todas galgadas em folclore local.

O terror oriental é poderoso e único, seja em literatura, cinema e videogames. Franquias muito populares, como Silent Hill e Resident Evil, são criações japonesas, porém nascidas do intento de alcançar o público ocidental. Produções indies, no entanto, seguem caminhos um tanto mais tortuosos e DreadOut acompanha tal procissão profana.

Sendo assim, destacar suas entidades se faz preciso, ainda mais em tempos de clausura onde há sede por conhecimento, mesmo que obscuro.

POCONG

Não digite “pocong” no Google depois da meia-noite, é o que dizem. Trata-se da alma penada e aprisionada na mortalha. Destino dos mais desafortunados, e com visual amedrontador na mesmíssima medida.

BABI NGEPET

Quem enriquece através de magia negra, pode até levar uma vida das mais abastadas, mas o além-túmulo chegará e na forma de um porco grotesco e gigantesco, com rosto humano e uma fome insaciável por dinheiro.

Demit Lorong

DEMIT LORONG

Ou Dedemit num folclore indonésio ainda mais específico, estão de alguma forma associados aos djinn e servem de guardiões para artefatos ou locais. No primeiro DreadOut, esses seres abomináveis vagam pelos corredores do colégio abandonado onde o jogo se passa.

KUNTILANAK

Espírito zombeteiro de uma mulher violada, morta e enterrada com o bebê fruto de tal vil ato ainda em gestação no ventre; voltam para assombrar seu algoz e homens infiéis.

*

Gostou de conhecer um pouco mais sobre o folclore indonésio no jogo DreadOut? Não deixe de conferir a tag do blog sobre games de terror para saber tudo o que já rolou por aqui. Comente este post no seu Twitter e Instagram mencionando a @macabratv.

Compartilhe:
pin it
Publicado por

Apesar de não saber interagir com jovens, dedica quantidades insalubres de seu tempo ao entretenimento eletrônico, tal qual Fantasma na Máquina, e sua faceta macabra, a preferida, se faz razão para continuar. MACABRA™ - FEAR IS NATURAL.