En Casa con mis Monstruos: a viagem pela mente de Guillermo Del Toro

Museu de Artes da Universidade de Guadalajara apresenta exposição especial para os monstros de Guillermo del Toro

Uma das maiores mentes por trás dos filmes de horror fantástico da atualidade é Guillermo Del Toro. cineasta precioso para os fãs do gênero, seus filmes percorrem temas familiares, e abordam perda, infância e solidão, ao mesmo tempo em que utiliza de alegorias para trabalhar esses sentimentos.

Um de seus primeiros sucessos foi Cronos, de 1993, que trabalha de forma original o mito do vampiro através de um antigo artefato. Mas, foi por filmes como O Labirinto do Fauno (2006), as adaptações para o cinema do quadrinho Hellboy, Hellboy (2004) e Hellboy II: O Exército Dourado (2008) e A Colina Escarlate, que ele ganhou espaço no mercado e, em 2018, ganhou um Oscar por A Forma da Água.

LEIA+: 10 FILMES MACABROS DE GUILLERMO DEL TORO

Seu estilo é bastante característico. Del Toro trabalha de forma consistente com os elementos disponíveis no estilo gótico, como pode ser observado no já citado A Colina Escarlate, mas é com os elementos do fantástico e com todo o espírito e o sentimento e contexto latinos e espanhóis que Del Toro se dá melhor. Em O Labirinto do Fauno, acompanhamos a história de uma garotinha após a guerra civil espanhola. É durante a guerra civil espanhola também que se passa A Espinha do Diabo (2001), que acompanha a história de um garotinho em um orfanato.

Não por acaso, claro, que Del Toro tenha essa veia espanhola. O diretor nasceu em Guadalajara, no México, em 1964. Em uma entrevista ao Telegraph, Del Toro afirma que o que há de mais mexicano em seus filmes é ele próprio. O estilo de vida mexicano sobre a vida e a morte, afirma Del Toro, pode vir desde tempos antigos, dos Maias e dos Astecas, que aceitavam que o sangue derramado era algo natural.

En Casa con mis Monstruos

E Guadalajara, cidade natal do diretor, é agora sede de uma de suas exposições mais fantásticas: En Casa con mis Monstruos. Desde junho de 2019, no Museu de Artes da Universidade de Guadalajara (Museo de las Artes de la Universidad de Guadalajara – MUSA).

O Museu exibe mais de 900 objetos que serviram de inspiração e várias outras que auxiliam os processos criativos de Del Toro. Além disso, objetos pessoais, peças de vestuário e de cenário de suas obras também estão expostas.

O curador da exposição é Eugenio Caballero, designer de produção e diretor de arte da Cidade do México. Quem acompanha o trabalho do diretor consegue imaginar o quão incrível ela está.

En Casa con mis Monstruos, exposição de Guillermo del Toro

En Casa con mis Monstruos, exposição de Guillermo del Toro

En Casa con mis Monstruos, exposição de Guillermo del Toro

En Casa con mis Monstruos, exposição de Guillermo del Toro

En Casa con mis Monstruos, exposição de Guillermo del Toro

Você pode ver mais imagens no instagram da exposição, @encasaconmismonstruos. Segue lá que é sucesso. E deixa um comentário #pleasecometobrazil. Vai que rola?

Compartilhe:
pin it
Publicado por

Acordo cedo todos os dias para passar o café e regar minhas plantas na fazenda. Aprecio o lado obscuro da arte e renovo meus pactos diariamente ao assistir filmes de terror. MACABRA™ - FEAR IS NATURAL.