A música é poderosa e compõe a trilha sonora de nossas vidas. Ela nos transporta imediatamente para um momento especial, para um colo, um amor, uma saudade. Ninguém passa intocado por uma boa música.
O famoso Clube dos 27 faz referência a grandes artistas que morreram aos 27 anos — artistas estes que deixaram sua marca no mundo, transformando para sempre a música, o cinema… a arte como um todo. Tal qual uma foto, a música captura a essência daquele tempo, o timbre perfeito que emociona, os acordes que provocam uma reação genuína em todos nós.
Para homenagear os mais famosos cantores que fazem parte do Clube dos 27, utilizamos o FaceApp — o aplicativo que envelhece as pessoas — para mostrar como eles estariam se não tivessem partido tão cedo.
Robert Johnson
Nascido em 1911, Johnson foi um importante músico do blues e da padronização do formato de doze compassos para o gênero. Influenciou muitos artistas durante sua carreira — Muddy Waters entre eles. Em 2011, foi eleito o 71º melhor guitarrista da história em uma enquete da revista Rolling Stones. Em 1938 bebeu whisky envenenado com estricnina, que supostamente foi preparado pelo próprio dono do bar, por ciúmes de Johnson ter flertado com sua esposa. O documentário da Netflix, chamado O Diabo na Encruzilhada fala um pouco de sua história e do mito que o cerca: que Johnson supostamente fez um pacto com o diabo em uma encruzilhada para conseguir fama e sucesso. Esse mito ainda percorre a vida de muitos guitarristas famosos.
LEIA+: Sobre blues e pactos com o Diabo
Janis Joplin
Considerada “rainha do Rock and Roll” — não sem motivo —, Janis Joplin foi uma das maiores cantoras e compositoras de sua geração, e manteve uma posição de respeito mesmo após sua morte. Foi um dos maiores ícones dos anos 1960 e fez uma participação memorável no Festival Woodstock (assim como Jimi Hendrix). Dona de uma voz inacreditável, Joplin sofreu durante os anos do colégio devido ao seu peso e timidez. Nesse período, começou a ingerir álcool e outras drogas. No dia 4 de outubro de 1970, Janis foi encontrada morta em seu quarto de hotel, depois de dezoito horas desaparecida, vítima de uma overdose de álcool e heroína.
Brian Jones
Músico e um dos membros fundadores da banda Rolling Stones, Brian ficou conhecido por sua versatilidade musical, tocando variados instrumentos ao longo de sua (curta) vida. Nasceu em fevereiro de 1942, aprendeu a tocar com sua mãe, que ministrava aulas de piano em uma Igreja próxima de sua casa. Se juntou com Keith Richards e Mick Jagger em 1962, convidando-os para montar o que seria uma das maiores bandas de todos os tempos. Foi encontrado morto por sua namorada no fundo de sua piscina, em 3 de julho de 1969.
LEIA+: Veja como a turminha de Stranger Things vai ficar em 2069
Kurt Cobain
O nome que impulsionou o sucesso do grunge e influenciou muito mais que somente uma geração, nasceu em 1967 e morreu em 1994. Difícil quem não conheça pelo menos uma de suas músicas. Cobain, entretanto, não gostava tanto da atenção que recebia da mídia, e acreditava que as mensagens da banda não estavam sendo recebidas da forma que queria. Seu relacionamento com Courtney Love também era vigiado atentamente pela imprensa. Em seus últimos anos de vida, lutou bastante contra seus vícios em drogas. Foi encontrado morto em 08 de abril de 1994.
Jimi Hendrix
Hendrix é um dos maiores guitarristas da história, e isso não é um exagero. Influente, o músico trouxe ao rock um toque especial. Hendrix nasceu em 1942, e em 1969 foi a principal atração do enorme Festival de Woodstock. Nesse período, Hendrix já era famoso na Europa e nos Estados Unidos; depois disso, então, nem se fala. Conquistou grandes prêmios enquanto vivo, e outros póstumos. Recebeu uma estrela na calçada da fama em Hollywood, além de estar nos Hall da Fama do Rock and Roll nos Estados Unidos e no Reino Unido. O músico morreu em circunstâncias ainda pouco conhecidas em 18 de setembro de 1970.
Jim Morrison
Cantor, compositor e poeta, o vocalista do The Doors era polêmico e imensamente talentoso. Moldava as palavras com naturalidade em poesias que criava ao vivo durante seus shows. Nascido em 08 de dezembro de 1943, filho de pais rigorosos e conservadores, ambos funcionários da marinha americana, Morrison acabou se distanciando da visão dos pais e adquirindo um ponto de vista próprio, influenciado por alguns filósofos como Arthur Rimbaud, cuja influência apareceria em suas músicas e conversas. Jim morreu em Paris, dia 03 de julho de 1971. A causa da morte é desconhecida, mas foi encontrado na banheira de seu apartamento. O relatório oficial afirma ataque cardíaco, mas nenhuma autópsia foi realizada, e os fãs ainda hoje especulam as possibilidades: overdose por heroína ou assassinato planejado pelo próprio governo americano?
Amy Winehouse
Dona de uma voz inconfundível e poderosa, Amy Winehouse nasceu em 1983 e morreu em 2011. A cantora e compositora britânica veio de uma família com forte tradição musical ligada ao jazz, e ela ingressou na carreira artística ainda na adolescência. Infelizmente, as questões pessoais tentavam sobressaltar a carreira a toda hora, e ela se afastou da indústria por um tempo, mas o visual icônico e a voz que atingiu a alma de multidões nunca foi esquecida. O talento era sobrenatural. Amy foi encontrada morta em seu quarto no dia 23 de julho de 2011, e exames toxicológicos mencionaram uma quantidade abusiva de álcool após um período de abstinência.
O Clube dos 27 tem uma imensa (e triste) lista composta por artistas de todo tipo. A coincidência é triste, mas suas obras perduram.
Compartilhe o post nas redes sociais marcando a @macabratv 🙂