Os 10 filmes mais assustadores da A24 (de acordo com os críticos)

A tradicional revista de terror Fangoria divulgou uma lista com os 10 filmes mais assustadores da produtora A24 de acordo com críticos de cinema. Confira a seleção e nos conte: você concorda?

A Fangoria é uma das maiores fontes de informação para os fãs de terror norte-americanos. Desde que foi lançada, em 1979, muitas reportagens, entrevistas e artigos foram publicadas e não é difícil encontrar pessoas que trabalham com o gênero que cresceram lendo suas páginas. Ainda hoje ela se mantém ativa como uma das grandes mídias sobre o que acontece no universo do terror, ao lado de podcasts e sites que cresceram nos últimos anos.

Recentemente, a revista soltou uma lista com os 10 filmes mais assustadores da A24 de acordo com os críticos. Apesar de não dar muitos detalhes de quais críticos participaram desta seleção, ou de que ranking cada filme ocupa, a lista, em si, é bastante curiosa. Alguns nomes já consagrados no terror e na produtora ficaram de fora, como Ari Aster (que apareceu somente no top 20), o que pode gerar certo estranhamento.

A Macabra traz para o leitor esse top 10 e não pode deixar de perguntar: você concorda com a seleção de filmes mais assustadores da A24?

Fale Comigo

Talk to me, 2022 // O mais novo queridinho do universo do terror abre a lista. Fale Comigo, dos irmãos Danny e Michael Philippou, tem dado o que falar e conquistado um séquito de fãs. No filme, uma jovem enlutada acaba se unindo a seus amigos para brincar com uma mão embalsamada que, como eles descobrem, pode conjurar espíritos. Mas, assim como bem nos disse Jud Crandall, “às vezes morto é melhor”. A gente sabe que essas coisas não acabam bem, não é? O filme tem sido um sucesso de bilheteria e parece que até os críticos estão entusiasmados.

LEIA+: VOCÊ ESTÁ PREPARADO PARA FALE COMIGO?

X: A Marca da Morte

X, 2022 // X foi um tremendo sucesso e pegou a todos de surpresa quando anunciou, ao final do filme, que uma sequência já estava pronta e prestes a ser lançada. No filme, escrito e dirigido por Ti West, um grupo de jovens parte para uma região isolada no Texas para gravar um filme adulto. Chegando lá, porém, acabam percebendo que há algo muito errado no local. Evocando o melhor espírito de O Massacre da Serra Elétrica, X acabou conquistando vários fãs de terror desde seu lançamento ano passado, e segue chamando atenção.

Pearl

Pearl, 2022 // Ti West aparece com seus dois últimos filmes na lista: X e Pearl, as duas primeiras partes da trilogia que conta a história de Maxine, a jovem atriz que quer ganhar o mundo. Em Pearl, a personagem-título — também a personagem idosa do primeiro filme — tenta o estrelato nos anos 1920, enfrentando qualquer um que se coloque em seu caminho para impedir a concretização de seu sonho. Mia Goth novamente serve uma interpretação acima da média, e assim como comenta a Fangoria “a audiência não tinha certeza se estava encantada ou aterrorizada e talvez estivesse um pouco das duas coisas”. Estamos ansiosos para conferir MaXXXine, o terceiro filme do projeto de Ti West.

LEIA+: TI WEST: HORROR, SANGUE E SUBVERSÃO

Saint Maud

Saint Maud, 2019 // Assim como objetos amaldiçoados, filmes com cunho religioso têm um lugarzinho especial no coração do terror. Produzido pela A24 e que segue nessa temática, Saint Maud foi escrito e dirigido por Rose Glass. No filme, conhecemos uma enfermeira obcecada — a um nível extremamente perigoso — em salvar a vida de um paciente moribundo. Culpa cristã, muito fervor religioso e uma mulher à beira de um colapso mental fazem esse aqui ser bastante assustador.

Ex_Machina: Instinto Artificial

Ex Machina, 2014 // Escrito e dirigido por Alex Garland, em Ex_Machina acompanhamos um programador que ganha um concurso e é convidado para ir até a casa do CEO da empresa em que trabalha para participar de um experimento envolvendo uma inteligência artificial de nome Ava. Ava é completamente senciente, e pede ajuda do programador para escapar. Mas até onde Ava é confiável? Se você tem uma pontinha de medo de robôs e inteligências artificiais, vai entender por que esse filme acabou entrando na lista.

Joias Brutas

Uncut Gems, 2019 // Sim, tudo bem, Joias Brutas não é um filme assim tão assustador — tecnicamente. A história acompanha Howard Ratner (Adam Sandler), um joalheiro de famosos de Nova York, que precisa pagar uma dívida. Dirigido por Benny e Josh Safdie, o filme não tem nada de sobrenatural, como a maioria dos outros da lista, e nem mesmo vai ser encontrado em listas de terror por aí. Mas, apesar disso, a tensão constante na história de Ratner e seus desdobramentos garantiram a ele um lugar no top 10 de filmes assustadores da A24.

Vestido Maldito

In Fabric, 2018 // O terror tem um apetite especial para objetos amaldiçoados. Ao longo desses anos de história, de pneus a sofás, o horror viu de tudo um pouco. Vestido Maldito, escrito e dirigido por  Peter Strickland, conta a história de um vestido amaldiçoado que traz tragédias a todos aqueles que o usam. Como bem pontuou a Fangoria, o filme alterna entre a hilaridade e o horror para contar essa história, e é protagonizado por Marianne Jean-Baptiste, Hayley Squires e Gwendoline Christie.

O Farol

The Lighthouse, 2019 // Robert Eggers foi um dos rostos mais famosos do terror da A24 com os lançamentos de A Bruxa e O Farol, então ambos os filmes do diretor aparecem na lista bem próximos. Em O Farol, dois faroleiros são enviados para cuidar de um farol em uma ilha isolada. Mas, conforme o tempo passa, o isolamento de ambos, com seus segredos e o ambiente quase inóspito, transforma tudo em um pesadelo. O filme foi protagonizado por Willem Dafoe e Robert Pattinson e, com sua estranheza e cenas um tanto aterradoras, acabou dividindo o público — apesar de, no geral, ser considerado um grande filme de terror.

A Bruxa

The Witch, 2015 // Já um clássico do terror moderno, A Bruxa não poderia ficar de fora dessa lista, já que foi um dos grandes responsáveis pela popularização da A24 como uma produtora/distribuidora que apostava no terror. Escrito e dirigido por Robert Eggers, protagonizado por Anya Taylor-Joy e Ralph Ineson — e, como bem lembrado pela Fangoria, pelo Black Phillip —, o filme acompanha uma família de puritanos que foi expulsa de sua comunidade e começou a viver sozinha em um local isolado, próximo a um bosque. Lá, eles descobrirão que o local é traiçoeiro. Thomasin, a filha mais velha, logo se vê sendo culpada pela própria família pelas tragédias que os acometeram.

LEIA+: OS PESADELOS HISTÓRICOS DA MENTE DE ROBERT EGGERS

Sala Verde

Green Room, 2015 // Dirigido e escrito por Jeremy Saulnier, o filme acompanha uma banda punk que, ao tocar em um lugar isolado, acabam sendo testemunhas de uma onda de violência provocada por um grupo neonazista. Enquanto assistem os horrores se desenrolarem, eles mesmos acabam virando alvo. O filme é protagonizado por Anton Yelchin, Imogen Poots e Patrick Stewart. De acordo com a Fangoria, está na lista pois “é um filme de horror realista que contradiz a ideia que a vida real não pode ser um terror”. 

*

E você, concorda com a lista? Qual seria o seu top 10 de filmes assustadores da A24? Comente com a Macabra no Twitter e Instagram.

Compartilhe:
pin it
Publicado por

Acordo cedo todos os dias para passar o café e regar minhas plantas na fazenda. Aprecio o lado obscuro da arte e renovo meus pactos diariamente ao assistir filmes de terror. MACABRA™ - FEAR IS NATURAL.