A Macabra te convida a visitar os Nove Círculos do Inferno

Citado rapidamente em um dos contos de Livros de Sangue vol. 2, os nove círculos do Inferno ainda hoje influenciam diversas obras macabras. Saiba mais sobre cada um deles.

Muito da ideia de inferno que temos nos dias de hoje não vem do cristianismo, mas sim da obra A Divina Comédia, de Dante Alighieri. Na trama escrita em forma de cânticos, o escritor viaja pelas estruturas do além: Inferno, Purgatório e Paraíso, guiado pelo poeta romano Virgílio. A história espiritual e teológica cita vários personagens bíblicos.

A ideia de Dante sobre estas estruturas ficou tão forte no imaginário popular que frequentemente elas são revisitadas em outras obras de ficção. Uma delas é o conto “Evento do Inferno”, de Clive Barker, que está na coleção Livros de Sangue vol. 2. Na história, um evento esportivo em Londres pode ter interesses infernais envolvidos com os rumos da vida na Terra.

Ilustração de Gustave Doré representando Dante no Inferno

LEIA+: CLIVE BARKER: A VERDADE EM CARNE E SANGUE

Cameron, treinador de um dos atletas, depara-se com um local que parece ser a entrada do próprio Inferno de Dante. Barker descreve o ambiente com destaque para o cheiro de cabras e mortalmente frio — contrariando a ideia de que o lugar seria tomado pelas chamas. Na obra original há espaço tanto para o frio como para o fogo.

O autor italiano descreve o local como “uma imensa cratera escavada nas profundezas do globo terrestre na queda do corpo do anjo rebelde expulso do Paraíso”. Ou seja, o Inferno surgiu de quando Lúcifer foi expulso e a cratera se formou com a queda.

Baseado na ideia medieval de que o universo era formado por círculos concêntricos, a estrutura completa do Inferno é formada por nove círculos, três vales, dez fossos e quatro esferas. Cada local é dedicado à danação eterna de algum pecado diferente.

Quem vai parar nos Nove Círculos do Inferno

Representação de Sandro Botticelli dos Nove Círculos do Inferno na pintura O Abismo do Inferno

Passando pelo portal e pelo vestíbulo, os círculos levam cada vez mais às profundidades do núcleo terrestre. Quanto mais profundo, mais graves os pecados de quem está lá.

Primeiro Círculo: Limbo

Nem só de pecadores se forma a população do Inferno, há lugar para pagãos virtuosos também. Ou seja, você até pode ter sido uma pessoa boa, mas se não foi batizado vai parar no Limbo de qualquer jeito. Aqui vão parar aqueles que morreram antes da chegada de Jesus ao mundo, os pagãos virtuosos e os não batizados, principalmente crianças.

No Limbo, as almas são fadadas a vagar sem destino na escuridão total, representando a mente que nunca foi iluminada pela mensagem do Evangelho. Diferentemente dos demais círculos, no Limbo não são ouvidos gritos de dor, apenas suspiros das almas. Sinistro.

Segundo Círculo: Luxuriosos

Conhecido como Vale dos Ventos, o segundo círculo concentra os luxuriosos, que em vida eram levados pelas suas paixões. O castigo para os luxuriosos é o tormento e arrebatamento por um furacão e turbilhões de vento que não param nunca, arrastando os espíritos com violência, atormentando-os, ferindo-os, rolando-os. A metáfora com o nome do Vale é que em vida eles eram arrastados como o vento em direção a suas paixões, agora o vento os arrasta ao Inferno.

Terceiro Círculo: Gulosos

Cérbero, por Gustave Doré, no terceiro círculo do inferno

Atenção você que não quer dividir o pacotinho de bolachas! Os gulosos vão parar no terceiro círculo do Inferno. Lá eles ficam atolados em uma lama suja e espessa e são atormentados por tempestades violentas de granizo, gelo, neve e torrões de água suja. Como se isso não fosse o suficiente, eles ficam imersos no próprio vômito (eca!).

E tem mais: é neste círculo que se encontra Cérbero, o cão de três cabeças. Por mais que você goste dos doguinhos, a presença dele não é nada legal: Cérbero tem um apetite insaciável e fica esfolando, esmagando, dilacerando e esquartejando os espíritos dos gulosos. 

Quarto Círculo: Avarentos e pródigos

Pessoas gananciosas também vão parar no Inferno. Suas almas ficam no quarto círculo, que é repleto de montanhas. Lá, as riquezas materiais destas pessoas se transformam em grandes pesos de barras e moedas de ouro que um grupo deve empurrar contra o outro, ao mesmo tempo em que trocam ofensas entre si. 

Quinto Círculo: Iracundos e rancorosos

A Barca de Dante, representação do quinto círculo do inferno por Eugène Delacroix

Os acusados de ira encontram-se no quinto círculo, em um lago que se chama Estige. Mas o local não tem nada a ver com os refrescantes retiros da Terra onde as pessoas se banham nas férias. As almas ficam todas juntas, batendo-se e torturando-se numa raiva sem fim. No fundo do lago ficam os rancorosos que não demonstram sua ira, apenas soltando bolhas que se veem na superfície, mas incapazes de subir. 

LEIA+: AS ADAPTAÇÕES MACABRAS DAS OBRAS DE CLIVE BARKER

Sexto Círculo: Heréticos

Os hereges, aqueles que não acreditam em Deus e Jesus Cristo, vão parar no Cemitério de Fogo, que fica no sexto círculo. Eles ficam confinados em túmulos abertos, de onde sai o fogo eterno — bem parecido com as queimadas dos condenados por heresia. Provavelmente vem daqui a nossa ideia de Inferno flamejante.

Sétimo Círculo: Pecadores de violência e bestialidade

Harpias na floresta dos suicidas, de Gustave Doré, ilustração sobre o sétimo círculo do Inferno

Tem tanta gente que vai parar no sétimo círculo que são necessários três vales para abrigar todo mundo. É lá que vão parar as almas dos violentos, que são divididas nos vales (ou giros) da seguinte maneira: violência contra o próximo (tiranos e assaltantes), violência contra si próprio (suicidas e gastadores) e violência contra Deus (blasfemos, sodomitas e usurários). 

Tiranos e assaltantes ficam no Vale do Rio Flegetonte, onde são atacados por centauros com flechas caso se ergam do rio de sangue daqueles que oprimiram. Em seguida há o Vale da Floresta dos Suicidas, cujas árvores sombrias e retorcidas são as próprias almas dos suicidas. Blasfemos, sodomitas e usurários ficam no Vale do Deserto Abominável, onde chovem chamas de fogo — eles vivem em um mundo sem cor, conforto e esperança, justamente por terem rejeitado o Deus que lhe oferecia uma vida completamente oposta na Terra.

Oitavo Círculo: Fraudadores

Ilustração de Sandro Botticelli para o sétimo círculo do Inferno

Conhecido como Malebolge, o oitavo círculo é todo em pedra e cor do ferro, assim como a muralha que o cerca. Dividido em dez fossos, o círculo abriga fraudadores de todos os tipos, que recebem diferentes castigos por seus pecados:

Sedutores são açoitados por demônios;

Aduladores são submergidos em fezes e esterco;

Simoníacos (traficantes de artefatos sagrados) estão enterrados de cabeça para baixo enquanto suas pernas são assadas por velas;

Adivinhos têm a cabeça torcida e não conseguem olhar para frente;

Corruptos e traficantes em geral estão submergidos em um lago de espesso piche fervente;

Hipócritas são vestidos com roupas brilhantes e atraentes, porém pesadas como chumbo;

Ladrões têm seus corpos roubados constantemente por serpentes e outros répteis monstruosos;

Maus conselheiros estão envoltos por chamas, oceanos de lava e uma tempestade de raios contínua;

Semeadores da discórdia são esfaqueados e mutilados pela espada de um demônio;

Falsários jazem cobertos por todo tipo de doença e pestilência.

Nono Círculo: Traidores

É aqui que reside Lúcifer, o traidor de Deus. O último círculo do Inferno abriga os pecadores mais imperdoáveis: traidores. É lá que fica o lago Cocite, que está congelado e é formado pelas lágrimas dos condenados e pelos rios do inferno que nele desaguam. Eles são distribuídos em quatro esferas diferentes, dependendo do tipo de traição: Caína (traidores contra a família), Antenora (traidores da pátria), Ptolomeia (traidores de seus hóspedes) e Judeca (traidores contra benfeitores). 

Na dúvida, é melhor a gente ir se comportando por aqui pra não ir parar em nenhum destes círculos infernais por toda a eternidade.

Ilustração de Gustave Doré que representa Lúcifer no Inferno

LEIA+: AS VÁRIAS FACES DE SATÃ: 5 REPRESENTAÇÕES DO DIABO NO CINEMA E NA TV

*

Garanta Livros de Sangue vol. 2 na pré-venda, no site oficial da DarkSide Books, e mergulhe na mente macabra de Clive Barker.

Confira a categoria Aula Macabra para outras histórias arrepiantes ligadas ao universo do terror. Comente com a Macabra no Twitter e Instagram.

Compartilhe:
pin it
Publicado por

Renunciei à vida mundana para me dedicar às artes da trevas. No meu cálice nunca falta vinho ungido e protejo minha casa com gatos que afastam os espíritos traiçoeiros. MACABRA™ - FEAR IS NATURAL.