Rituais e cultos macabros: 13 filmes de folk horror

Marcado principalmente por religiões e cultos antigos, o subgênero recebeu novo fôlego com o lançamento de Midsommar. Conheça outros filmes de folk horror.

Cultos macabros e satânicos, religiões antigas que são pouco compreendidas pela modernidade ocidental, perseguições às bruxas: esses elementos reunidos podem servir de combustível para ótimas histórias de terror. As histórias com esses elementos acabaram juntos em um subgênero chamado de folk horror, que foi revivido e ganhou um novo fôlego com o lançamento do excelente Midsommar – O mal não espera a noite

LEIA+: ENTENDA O QUE TORNA O FOLK HORROR TÃO ASSUSTADOR

O subtítulo que Midsommar recebeu no Brasil diz algumas coisas sobre esse subgênero: muito do que acontece nessas histórias não precisa da escuridão das três da madrugada para acontecer. De dia, à vista de todos, sob o sol é que acontecem esses terrores. É também comum que essas histórias sejam contadas na Europa: o misticismo e o medo dessas religiões que o continente abrigou durante tantos anos serve de base para muito dos acontecimentos dos filmes descritos a seguir.

Entretanto, é importante perceber como costumes e culturas desconhecidos para nós tantas vezes são demonizados e transformados em “rituais malignos”. Ter isso em mente ao consumir esse tipo de conteúdo é necessário para percebermos como as narrativas funcionam. 

LEIA+: BRUXAS NO FOLK HORROR: HEROÍNAS OU VILÃS?

Reunimos uma lista de treze filmes de folk horror para você que gosta de cultos e investigações sobre o rituais antigos.

O Homem de Palha

The Wicker Man, 1973 // Um policial viaja até uma vila afastada para investigar o desaparecimento de uma jovem. Chegando lá, porém, o vilarejo desconhece a existência dessa misteriosa garota. Ao continuar no local, entretanto, o policial acaba vivenciando momentos assustadores. O Homem de Palha foi dirigido por Robin Hardy e escrito por Anthony Shaffer, e não poderíamos começar essa lista sem esse filme, que ficou reconhecido como um dos mais importantes para o subgênero, inspirando diretamente aqueles que vieram após ele. Rendeu um remake de 2006, O Sacrifício, protagonizado por Nicolas Cage e dirigido por Neil LaBute. 

O Caçador de Bruxas

Witchfinder General, 1968 // Dirigido por Michael Reeves e baseado em um livro de Ronald Bassett, o filme conta a história de um jovem soldado tenta acabar com o terror causado por um caçador de bruxas autoritário quando sua noiva é colocada na lista do homem maligno e seu tio é assassinado. O filme tem Vincent Price no papel de caçador de bruxas.

LEIA+: A TRINDADE DO HORROR DA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX

O Estigma de Satanás

Blood on Satan’s Claw, 1971 // Uma vila inglesa do século XVII se encontra em problemas quando as crianças do local começam, de repente, a se tornar um coven de adoradores de Satã. Filme dirigido por Piers Haggard e considerado parte da trindade dos filmes de folk horror ao lado de O Caçador de Bruxas e O Homem de Palha.

A Field in England

A Field in England, 2013 // Dirigido por Ben Wheatley e escrito por Amy Jump, o filme apresenta um grupo de desertores durante uma Guerra Civil do século XVII que acaba sendo capturado por um alquimista. A intenção do homem é que o grupo o ajude a encontrar um tesouro que ele acredita estar escondido no meio do campo de batalha. O filme é um pouco lento em sua sequência de acontecimentos, mas se você se interessa pelo tema e pela temporalidade, vale a pena conferir. 

A Noite do Demônio

Curse of the Demon, 1957 // Dirigido por Jacques Tourneur, o filme acompanha o professor Dr. John Holden (Dana Andrews) que viaja até a Inglaterra para uma conferência sobre parapsicologia e acaba investigando as misteriosas ações de Julian Karswell (Niall MacGinnis), um adorador do diabo que mantém um culto, para poder expô-lo. Entretanto, Holden acaba amaldiçoado e precisa lutar para sobreviver. 

As Bodas de Satã

The Devil Rides Out, 1968 // Dirigido por Terence Fisher e baseado em um livro de Dennis Wheatley, o filme acompanha a história de duas novas vítimas que correm um grave perigo: os planos de seus amigos são batizá-los como parte de um grupo de adoradores de Satanás. 

A Maldição da Serpente

The Lair of the White Worm, 1988 // Adaptação de uma história escrita por Bram Stoker, roteirizada e dirigida por Ken Russell, o filme conta a história de um arqueólogo que descobre uma estranha caveira. Quando pessoas perto do local começam a desaparecer, seguida de macabros acontecimentos, é descoberto que havia um culto a uma enorme serpente na região.

 LEIA+: DRÁCULA AO LONGO DAS DÉCADAS: UMA CRONOLOGIA IMORTAL

O Uivo da Bruxa

Cry of the Banshee, 1970 // Durante o século XIV, um magistrado caçador de bruxas torturava inocentes de um vilarejo para seu divertimento. Entretanto, certo dia, ao mexer com a pessoa errada, uma bruxa acaba invocando uma banshee para matar o magistrado e sua família. Dirigido por Gordon Hessler, temos novamente a figura de Vincent Price atrelada a caça às bruxas, em um filme pouco menos reconhecido que O Caçador de Bruxas.

Despertar dos Mortos

Wake Wood, 2009 // Passando pelo luto pela perda de sua filhinha de nove anos, um casal acaba se mudando para a cidade de Wake Wood. Chegando lá eles descobrem um ritual de uma religião antiga, que permite que eles passem um tempo com a filha falecida. Em uma mistura de Cemitério Maldito e O Homem de Palha, Despertar dos Mortos, o filme foi dirigido por David Keating.

Apóstolo

Apostle, 2018 // Escrito e dirigido por Gareth Evans, um homem em 1905 parte em uma terrível viagem para recuperar sua irmã sequestrada, mas acaba em um culto religioso estranho para ele, em uma ilha isolada. O filme é uma produção Netflix e está disponível no catálogo do serviço de streaming. 

The Field Guide to Evil

The Field Guide to Evil, 2018 // Antologia de terror com oito segmentos explorando principalmente o folclore e lendas de algumas regiões, algumas das histórias cabem dentro da ideia do folk horror, principalmente as histórias que se passam na Europa Central. O filme contou com nove diretores responsáveis pelos segmentos.

November

November, 2017 // Dirigido por Rainer Sarnet e baseado em um livro de Andrus Kivirähk, o filme acompanha os moradores de uma vila na Estônia que contam apenas com a magia e recursos folclóricos para sobreviver ao inverno. Ao mesmo tempo, uma jovem tenta fazer com que um rapaz se apaixone por ela. Um filme sensível e delicado, com efeitos incríveis e uma narrativa interessante.

A Rena Branca

Valkoinen peura, 1952 // Uma jovem recém-casada vai até um shaman local pedir ajuda: seu marido é um caçador de renas e não tem muito tempo para ela. O homem a trasnforma então em uma rena branca, com uma estranha sede de sangue. Dirigido por Erik Blomberg, o filme finlandês é um dos últimos a serem lembrados quando pensamos em folk horror mas é uma adição importante ao subgênero. 

*

Já conhecia todos os filmes? Se você se interessa pelo tema, veja também 10 motivos para ler Condado Maldito, série em quadrinhos lançada pela DarkSide Books em parceria com a Macabra. Comente com a Macabra no Twitter e Instagram.

Compartilhe:
pin it
Publicado por

Acordo cedo todos os dias para passar o café e regar minhas plantas na fazenda. Aprecio o lado obscuro da arte e renovo meus pactos diariamente ao assistir filmes de terror. MACABRA™ - FEAR IS NATURAL.