Tudo que sabemos sobre A Queda da Casa de Usher

Mike Flanagan chega no mês do Halloween com A Queda da Casa de Usher, série baseada em contos e poemas de Edgar Allan Poe, e nós não aguentamos mais de expectativa. Confira tudo o que sabemos sobre a nova produção.

Uma nova série e uma nova adaptação de Mike Flanagan chegando significa muitas emoções, muita curiosidade, diversos rostos conhecidos e uma expectativa absurda para conferir logo o que ele aprontou dessa vez. 

Depois dos estouros que foram as séries A Maldição da Residência Hill, A Maldição da Mansão Bly e Missa da Meia-Noite, além do trabalho árduo e brilhante que o cineasta fez em Doutor Sono e Hush: A Morte Ouve, é inegável que esperar uma nova história de Mike Flanagan é o mesmo que aguardar um presente de Natal — ou, no nosso caso, um belo presente de Halloween.

Poe já teve diversas de suas obras adaptadas, sejam elas adaptações diretas dos acontecimentos ou servindo de pano de fundo para se contar novas histórias, como é o caso de A Queda da Casa Morta, de T. Kingfisher, lançamento da DarkSide Books, que é um reconto de “A Queda da Casa de Usher” dando destaque às estranhezas da casa de Roderick. 

A Queda da Casa de Usher, nova empreitada de Flanagan, estreia na Netflix em 12 de outubro, e não aguentamos esperar por esse momento. Para matar um pouquinho a curiosidade dos fãs, a Macabra reuniu algumas informações sobre a série e sua produção.

A Fonte

Se você está acostumado a acompanhar o trabalho de Flanagan, principalmente suas séries, sabe que dificilmente ele pega inspiração de um único lugar. O cineasta tem um talento natural de unir diversas referências para criar algo único, potente e emocionante. Quando adaptou A Assombração da Casa da Colina, de Shirley Jackson, inseriu outros elementos de histórias da autora, assim como em sua adaptação de A Volta do Parafuso, onde trabalhou diversas histórias de Henry James.

LEIA+: ENTRE FANTASMAS E DRAMAS PESSOAIS: CURIOSIDADES SOBRE A MALDIÇÃO DA MANSÃO BLY

Agora, com a adaptação de “A Queda da Casa de Usher”, não seria diferente. A maior fonte de inspiração para essa série é a obra de Poe — mas não somente o conto que dá título à obra. Flanagan pegou diversos contos do autor para construir sua narrativa, inserindo elementos e características típicas e associadas diretamente a Poe, como o caso do gato preto e o corvo, que aparecem constantemente nas imagens de divulgação. 

Os contos e poemas que foram indispensáveis para a criação da série, de acordo com a nova edição em inglês tie-in (especialmente para acompanhar o lançamento da série) intitulada The Fall of The House of Usher and Other Stories That Inspired The Netflix Series, com curadoria e apresentação do próprio Mike Flanagan, lançada pela Random House Worlds, são: “A Queda da Casa de Usher”; “Nunca Aposte a Cabeça com o Diabo”; “Landor’s Cottage”; “The Spectacles”; “Os Assassinatos na Rua Morgue”; “Spirits of the Dead”; “Breve Colóquio com uma Múmia”; “Tamerlane”; “O Baile da Morte Vermelha”; “The City in the Sea”; “Annabel Lee”; “Berenice”; “O Poço e o Pêndulo”; “The Man That Was Used Up”; “O Enterro Prematuro”; “Metzengerstein”; “William Wilson”; “O Barril de Amontillado”; “O Coração Delator”; “Morella”; “O Gato Preto”; “Lenore”; e “O Corvo”.

Além desses contos, outros personagens clássicos de Poe marcarão presença na história, como o famoso detetive Auguste Dupin (que, além de “Os Assassinatos na Rua Morgue”, também está nos contos “A Carta Roubada” e “O Mistério de Marie Rogêt”), e Arthur Pym, protagonista do livro The Narrative of Arthur Gordon Pym, que narra as desventuras de um capitão de um navio que sofreu um motim e um massacre em alto mar. 

A História

Na história original de “A Queda da Casa de Usher”, o narrador nos conta sua experiência tendo sido chamado para ajudar um velho amigo, Roderick Usher, que lhe escreveu informando de uma doença. Chegando lá, o narrador fala sobre o estado deteriorado da casa e o estado psicológico de seu amigo, e nos conta também que a irmã de Usher faleceu, e está sendo mantida na cripta da família antes de ser enterrada definitivamente. Conforme o tempo passa, a agitação de ambos os personagens aumenta, se aproximando da histeria, no melhor estilo Edgar Allan Poe de uma história.

Já na adaptação do Flanagan, que conta com tantos outros contos e poemas de inspiração, as coisas parecem seguir por outro caminho. Se passando nos dias atuais, temos Roderick Usher, CEO de uma empresa farmacêutica corrupta construída com o apoio de sua ardilosa irmã, Madeline, que precisa encarar todas as sujeiras que fez em seu passado enquanto vê seus filhos serem mortos, um por um, de formas brutais. A responsável por essas mortes é uma metamorfa, que Usher e sua irmã conheceram no passado. Ao mesmo tempo, um advogado tenta provar todos os crimes cometidos pela empresa de Usher.

Os Personagens

Assim como na maioria das outras histórias de Flanagan, veremos figurinhas carimbadas de outras produções. Bruce Greenwood, que esteve em Doutor Sono, será Roderick Usher. Carla Gugino (Jogo Perigoso, A Maldição da Residência Hill e A Maldição da Mansão Bly) será a metamorfa Verna, responsável por fazer Usher pagar por sua corrupção. Kate Siegel (Hush, A Maldição da Residência Hill, A Maldição da Mansão Bly e Missa da Meia-Noite) será Camille L’Espanaye, que leva o nome de uma personagem de “Os Assassinatos da Rua Morgue”, e é a Relações Públicas da família Usher. Henry Thomas (A Maldição da Residência Hill, A Maldição da Mansão Bly, Missa da Meia-Noite) vive Frederick Usher, herdeiro do império da família. Rahul Kohli (A Maldição da Mansão Bly, Missa da Meia-Noite) também viverá um dos irmãos, Napoleon. Samantha Sloyan (A Maldição da Residência Hill, Missa da Meia-Noite, Clube da Meia-Noite) será Tamerlane Usher. Annabeth Gish (A Maldição da Residência Hill, Missa da Meia-Noite) será Eliza. Zach Gilford (Missa da Meia-Noite, Clube da Meia-Noite) será o jovem Roderick Usher.

Dois colaboradores de longa data de Flanagan estarão novamente com o diretor nesta nova série, Katie Parker (Absentia, e que esteve em papéis menores em Doutor Sono, A Maldição da Residência Hill, A Maldição da Mansão Bly, O Clube da Meia-Noite) viverá a primeira esposa de Usher, Annabel Lee; e Robert Longstreet (A Maldição da Residência Hill, Doutor Sono, Missa da Meia-Noite e O Clube da Meia-Noite) será Mr. Longfellow, provavelmente um aceno ao poeta norte-americano Henry Wadsworth Longfellow, com quem Poe teve uma rusga quando tentava se lançar no meio editorial.

Outros atores que trabalharam anteriormente com Flanagan, em um menor número de vezes e retornam para A Queda da Casa de Usher, são: T’Nia Miller (A Maldição da Mansão Bly), que viverá Victorine LaFourcade, personagem que faz referência ao conto “O Enterro Prematuro”, e será uma “filha bastarda” de Roderick; Carl Lumbly (Doutor Sono) será Auguste Dupin;  atores que estiveram em O Clube da Meia-Noite como Ruth Codd, Igby Rigney, Aya Furukawa e Sauriyan Sapkota serão personagens importantes para a trama. 

E novas adições foram feitas ao repertório de atores de Flanagan. Mark Hamill irá interpretar Arthur Pym e Mary McDonnell será Madeline Usher. E, claro, outras participações ainda acontecerão nessa intrincada teia de acontecimentos.

O Nome dos Episódios

Os nomes dos episódios divulgados até o momento e suas durações, de acordo com a página Mike Flanagan Source, serão: 

  • Episódio 01: “A Midnight Dreary” (dirigido e escrito por Mike Flanagan). Duração: 56 minutos.
  • Episódio 02: “The Masque of the Red Death” (dirigido e escrito por Mike Flanagan, coescrito por Emmy Grinwis). Duração: 1 hora e 01 minuto.
  • Episódio 03: “Murder in the Rue Morgue” (dirigido por Michael Fimognari, escrito por Mike Flanagan e Justina Ireland). Duração: 1 hora.
  • Episódio 04: “The Black Cat” (dirigido por Michael Fimognari, escrito por Mike Flanagan e Matt Johnson). Duração: 1 hora e 02 minutos.
  • Episódio 05: “The Tell-Tale Heart” (dirigido por Mike Flanagan, escrito por Dani Parker). Duração: 1 hora.
  • Episódio 06: “Goldbug” (dirigido por e escrito por Mike Flanagan, coescrito Rebecca Klingel). Duração: 57 minutos. 
  • Episódio 07: “The Pit and the Pendulum”  (dirigido por Michael Fimognari, escrito por Mike Flanagan e James Flanagan). Duração: 59 minutos.
  • Episódio 08: “The Raven” (dirigido por Michael Fimognari, escrito por Mike Flanagan e Kiele Sanchez). Duração: 1 hora e 16 minutos.

Trailer

E, por fim, se você é daqueles que gostam de ver trailer e clipes dos lançamentos que se aproximam, a Netflix tem feito um excelente trabalho de lançar imagens e trechos de A Queda da Casa de Usher, só para aumentar nossa curiosidade. Abaixo, reunimos alguns dos que foram lançados até agora.

Poe na DarkSide

As obras de Edgar Allan Poe combinam muito com a alma macabra da Caveirinha. Na editora, dois volumes com seus contos e poemas já foram lançados, em Edgar Allan Poe: Medo Clássico Vol. 1 e Edgar Allan Poe: Medo Clássico Vol. 2, onde o leitor pode encontrar vários dos contos que foram utilizados para a criação da série de Flanagan. Além disso, o autor também conta com histórias nas antologias Antologia Macabra e Pactos.

Agora, para o lançamento de A Queda da Casa de Usher, a Darkside traz aos leitores brasileiros a obra de T. T. Kingfisher, A Queda da Casa Morta, um reconto da história da casa de Usher, onde o foco principal está na procura de desvendar o que há de maligno na mansão abandonada e deteriorada da família Usher. O livro está em pré-venda no Site Oficial da DarkSide Books.

*

E você? Está ansioso para conferir a nova série de Mike Flanagan? Comente com a Macabra no Twitter e Instagram.

Compartilhe:
pin it
Publicado por

Acordo cedo todos os dias para passar o café e regar minhas plantas na fazenda. Aprecio o lado obscuro da arte e renovo meus pactos diariamente ao assistir filmes de terror. MACABRA™ - FEAR IS NATURAL.