O Museu da Morte de Los Angeles: parada obrigatória em uma viagem macabra

Em Los Angeles e em Nova Orleans você pode conhecer um museu todo dedicado a falar sobre a morte, com diversos artefatos e objetos macabros.

A única certeza da vida, sabemos, é a morte. Ainda assim, o assunto é tabu para muitos, e curioso para todos nós. Tão curioso, de fato, que, em Los Angeles e em Nova Orleans existe um museu inteiramente dedicado ao tema. O Museum of Death traz artefatos macabros de todos os tipos, desde que sejam sobre a morte. De sacos para corpos, instrumentos médicos, uma coleção de caixões, até itens de serial killers famosos.

LEIA+: VISITE O SITE DO MUSEUM OF DEATH

Antes de se mudar para Los Angeles, nos anos 2000, o museu estava localizado em San Diego, inaugurado em 1995 em um prédio que os donos afirmam ser o primeiro necrotério da cidade. O museu foi fundado por J. D. Healy e Catherine Shultz, e tudo começou como um hobby dos dois. Ambos escreviam cartas para os assassinos em série e passaram a fazer exposições sobre o assunto, levando para programas especializados.

Quando seu acervo começou a ficar grande demais, eles montaram um museu. Algumas doações, inclusive, vêm dos próprios assassinos, que são convidados a colaborar. Outros objetos são conseguidos através de leilões policiais. Muitas vezes a polícia não sabe o que fazer com alguns itens em caso de apreensão e realizam leilões. Caso sejam de utilidade para o museu, eles acabam recebendo por doação ou compra.

A ideia do museu é reunir todo tipo de objetos e artefatos que sejam ligados a morte de alguma forma, tudo separado por seções. No prédio onde é localizado hoje, em Los Angeles, funcionava a Westbeach Recorders, e antes disso, a Producers Studio, onde bandas como Pink Floyd já gravaram.

Se você fizer uma visita, será comum encontrar taxidermia de diversos tipos de animais, fotografias de vítimas de crimes, e um monte de bugigangas de serial killers, incluindo a suposta cabeça de Henri Ladru, serial killer francês.

Tudo pode parecer um tanto quanto mórbido e de mau gosto, e algumas pessoas inclusive já saíram vomitando e passando mal do local, mas o objetivo dos proprietários, de acordo com eles mesmos, é “fazer as pessoas se sentirem felizes de estarem vivas”.

O curador do museu em Nova Orleans, Scott Healy, irmão de J. D. Healy, afirma que a intenção é educar um pouco mais nossa sociedade sobre a morte, que ainda é tão vista como tabu. Atualmente, o museu de Los Angeles está fechado para se realocar, então se você pretende fazer uma visita em breve, é melhor ir para Nova Orleans.

O mundo é vasto e tem muitos lugares macabros para se ver. Conheça mais desses locais na tag Lugares Macabros. Comente com a Macabra no Twitter e Instagram.

Compartilhe:
pin it
Publicado por

Acordo cedo todos os dias para passar o café e regar minhas plantas na fazenda. Aprecio o lado obscuro da arte e renovo meus pactos diariamente ao assistir filmes de terror. MACABRA™ - FEAR IS NATURAL.