Como são feitas as estátuas de cera do museu Madame Tussauds

Fascinantes e assombrosas, a técnica para montar as estátuas foi criada por Marie Tussaud há mais de 200 anos.

Quem visita qualquer filial do Museu Madame Tussauds se impressiona com a veracidade das suas figuras de cera. O realismo é tanto que não são raras as ocasiões em que você até pede desculpas por quase esbarrar em uma das estátuas, pensando que se trata de uma pessoa de verdade. Pensar que isso vem sendo feito há mais de 200 anos torna tudo ainda mais admirável — e assombroso.

Créditos: Madame Tussauds London

LEIA+: MACABRA E DARKSIDE LANÇAM MADAME TUSSAUD: A PEQUENA COLECIONADORA DE CORPOS

O Primeiro Ministro do Reino Unido, Boris Johnson, ficou tão impressionado com a sua estátua de cera que declarou: “É como ver uma versão mais viva e animada de mim mesmo” (o fato do boneco de cera ser mais animado do que ele próprio é algo, no mínimo, curioso). Mas para chegar a resultados ultra realistas como este há muita pesquisa e uma equipe de talentosos profissionais que fazem tudo de forma artesanal.

Isso hoje em dia, porque no século 18 Marie Tussaud fazia tudo sozinha. Isso foi possível porque quando jovem ela se tornou aprendiz de um escultor para quem a mãe trabalhava. Aos 17 anos fez sua primeira estátua: um busto de Voltaire. O primeiro museu com seu nome foi inaugurado quando ela já tinha 74 anos.

A história completa da artista é contada no livro Madame Tussaud: A Pequena Colecionadora de Corpos, de Edward Carey, publicado no Brasil pela DarkSide® Books em mais um pacto com a Macabra Filmes.

Passo a passo para a produção de estátuas de cera do Madame Tussauds

Desde 1885 o Museu Madame Tussauds já expôs milhares de figuras históricas, políticos, atletas, artistas e celebridades em geral. Com mais de 20 filiais pelo mundo, o trabalho de atualização das estátuas é constante para manter em exposição as personalidades mais relevantes.

Créditos: Madame Tussauds London

LEIA+: CONHEÇA A HISTÓRIA DO MUSEU DE CERA DE MADAME TUSSAUD

Por mais que existam inúmeras figuras de cera espalhadas pelo mundo, desenvolver cada uma delas exige um extenso trabalho, que pode levar de três a quatro meses. Cada estátua é produzida por aproximadamente 20 profissionais e a cada ano são produzidas aproximadamente 200 novas estátuas, que seguem as seguintes etapas:

1. Levantamento de informações e medidas

Créditos: Madame Tussauds London

Para a produção de estátuas de pessoas que ainda estão vivas (a maioria atualmente), tudo começa com um encontro com aquela personalidade. Isso permite a observação minuciosa de detalhes sobre a aparência de quem será imortalizado com uma escultura de cera e a tomada das medidas — sim, todas as figuras são produzidas em tamanho real.

Os detalhes observados pelos profissionais no encontro com a pessoa envolvem a tonalidade precisa da pele, a cor dos olhos, estrutura e cor dos cabelos, o formato do rosto, das mãos e o que mais você puder imaginar. São mais de 250 informações levantadas nesta etapa.

2. Produção da escultura e do molde

Créditos: Madame Tussauds London

Com a pesquisa feita, os artistas põem a mão na massa, ou melhor, na argila. Um escultor faz o protótipo em argila daquela personalidade, incluindo o cabelo. É um trabalho delicado e crucial para a semelhança da estátua, pois é aqui que ela ganhará forma.

A partir da escultura de argila é feito um molde, que será utilizado para produzir as versões de cera, que poderão ser distribuídas pelo mundo. Apenas a secagem do molde já leva uma semana.

3. Pintura, olhos e cabelo

Créditos: Madame Tussauds London

Uma das etapas mais complicadas do processo é a pintura. O artista responsável por este trabalho utiliza tintas especiais a óleo e tem a delicada tarefa de encontrar o tom de pele certo. 

Com a pele devidamente colorida, a escultura irá ganhar olhos e dentes. Os olhos são produzidos em resina acrílica e também passam por um delicado processo para que se acerte o tom correto da personalidade em questão. Para dar ainda mais vida às figuras, é utilizado um fio de seda para desenhar os minúsculos vasos sanguíneos. Tudo, é claro, feito à mão. Este processo leva em torno de 15 horas do trabalho de um artista.

Com os olhos feitos, é hora de criar os cabelos da estátua. Os fios são produzidos na cor exata definida na reunião com a celebridade e são adicionados manualmente um a um, para dar um resultado ainda mais realista. Todo o processo de criar cabelo em um boneco de cera leva em torno de um mês.

4. Roupa e maquiagem

Créditos: Madame Tussauds London

Com a figura de cera pronta, é hora de dar a ela um dia de princesa, com direito a penteado, maquiagem e definição do figurino. Em alguns casos as próprias personalidades fornecem peças do seu guarda-roupa.

Como as figuras são atualizadas constantemente de acordo com a aparência que as celebridades estão adotando no momento, esta etapa pode ser repetida algumas vezes no ano, incluindo até edições especiais de roupas de Natal com a família real britânica.

LEIA+: OS BONECOS ASSUSTADORES DE HANDSOME DEVILS PUPPETS

*

Em Madame Tussaud: A Pequena Colecionadora de Corpos, Carey descreve, a partir de fontes e outros documentos históricos, como teriam sido os dias de Tussaud, desde sua infância até sua vida adulta. Narrada como uma história de ficção em um ritmo ágil, nos sentimos um pouco mais próximos de uma figura tão interessante. Madame Tussaud: A Pequena Colecionadora de Corpos está em pré-venda na Loja Oficial da DarkSide Books.

Gostou de conhecer melhor o processo da criação de estátuas de cera? Comente este post com a Macabra no Twitter e Instagram.

Compartilhe:
pin it
Publicado por

Renunciei à vida mundana para me dedicar às artes da trevas. No meu cálice nunca falta vinho ungido e protejo minha casa com gatos que afastam os espíritos traiçoeiros. MACABRA™ - FEAR IS NATURAL.